Por meio do trabalho de meu governo estão sendo investidos na cidade, no momento, mais de R$ 5 milhões em obras. Os guairenses merecem resultados concretos e eu os apresento:
Reportagem publicada hoje pelo Jornal O Guaíra e repercutida pelo site da prefeitura mostra como nossa presença é forte e transformadora na parte alta da cidade, compreendida pela Vila Aparecida e bairros vizinhos. Naquela região, fruto de trabalho concentrado, estamos elevando a qualidade de vida do cidadão com obras e programas sociais. De forma simultânea estamos modificando a paisagem daqueles bairros e mostrando ao cidadão que é possível ter uma vida melhor perto de onde ele mora. Obras como as 32 casas, o Telecentro Comunitário, o PSF do João Vacaro, o Pronto-Socorro, a Feira Livre, o recapeamento de vias públicas e o Centro de Convivência do Idoso estão levando uma nova fase de progresso e bem-estar para a população da parte alta da cidade.VEJA EM
No próximo domingo, na abertura do ECAL, teremos a voz inconfundível de Renato Teixeira. Não dá para perder um show desses. A música de Teixeira atravessa nossos corações como se fôssemos atingidos pela luz do que mais importa nessa vida, a emoção da terra.
Aula na EMEF Vera Vitali: escola foi uma das que apresentaram elevação do IDEB em Guaíra
A divulgação, no início desta semana, dos números do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação, veio a confirmar aquilo que já defendíamos com persistência. Quando, no início do ano passado, dediciu estabelecer a então inédita parceria do município com o Sistema COC de ensino o fiz com a convicção de estar tomando uma decisão que elevaria a qualidade da educação guairense. Passamos a contar, deste então, com material didático do COC nas escolas municipais com oferta permanente de capacitação dos professores. Pelos termos da parceria, instalamos uma moderna TELE SALA na EMEF Francisco Gomes de Souza, local onde os professores de toda rede realizam periodicamente cursos de atualização aplicados pelo COC com a tecnologia do tempo real via satélite. Era uma questão de paciência e persistência para mostrarmos que estávamos certos. Dito e feito. O IDEB mostra que 80% (vou repetir: 80%) das escolas municipais de educação básica do município elevaram seu nível de ensino. Quando se administra, é preciso adotar uma conduta processual, imune aos múltiplos interesses que tentam desarticular decisões históricas. Continuamos a governar com a coragem de fazer valer o que consideramos importantes para a municipalidade. A Educação agradece.
Acima você vê imagem do momento em que assinei, na quinta-feira passada, o convênio no valor de R$ 160 mil comn o governo do estado para a construção dos campos de bocha e malha no Centro Social Urbano. Como tenho dito, as realizações, neste governo, são concretas e respeitam uma agenda responsável e possível. É assim que trabalhamos. É, sobretudo, nossa legítima opção. Matéria completa no site da prefeitura:
Dei início na terça,22, às obras que vão erguer a nova Feira Livre da avenida José Flores. Um projeto moderno martcado pelo arrojo e funcionalidade. Quando pronto, vai garantir mais conforto, praticidade e higiene para quem compra e para quem vende na feira. Tenho convicção formada sobre a aprovação da obra por seus usuários. Quem é contra só tem uma opção: aceitar os fatos. Este governo não pára e está próximo de sua 50ª obra. É assim que trabalho. Esta é minha agenda. Uma agenda voltada para a melhoria da qualidade de vida da popuação; afinal Guaíra é, sobretudo, lugar de gente feliz.
A imagem acima mostra a terraplanagem da área onde será erguido o Centro de Convivência do Idoso. É assim que trabalhamos: dentro do nosso tempo e de acordo com nossa própria agenda. Nos reservamos justamente o que estado democrático de direito nos assegura: o direito de trabalhar de acordo com nossa própria agenda. Quem define a pauta de governo sou eu e já deu pra perceber que nada me afastará das metas nas quais acredito. Quem define as prioridades de gestão é este governo, à luz da legimitidade que representamos. Faço o que considero importante para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que acreditam no trabalho desta administração. No meu governo,os idosos também terão uma obra destinada ao seu bem-estar. O trenzinho do caipira segue seu ritmo.
Você vê logo acima um mosaico com fotos das ações da campanha do agasalho "Bem que Aquece", tocada com obstinação pela Edna, minha esposa; e pela Vitória, esposa do Edvaldo. Trata-se de um trabalho que aquece aqueles que precisam de nossa solidariedade e também esquenta o coração daqueles que contribuem com as doações. Meus pais me ensinaram desde tenra idade que todos nós, cada um dentro de suas possibilidades, podemos e devemos ser solidários. Por conta do enorme coração dos guairenses, o inverno desta terra está mais quente.
O leitor já deve ter notado que diminui a frequência de postagens. Além das restrições de tempo impostas pela agenda sempre apertada, há outro motivo para tornar este espaço eletrônico mais cadenciado: a banalização do que todo mundo chama de "blogosfera". Nada contra qualquer pessoa poder ter seu blog na internet mas muita gente, de forma covarde, tem utilizado a internet, sob o pretexto da liberdade de expressão, para agir de forma desonesta com meu governo e, sobretudo, com a população. Com toda sinceridade não vou entrar nessa. Como tenho dito, minha administração tem um cartel de realizações que já pode ser julgado e analisado pela sociedade. Não me sinto nenhum pouco motivado e entrar em discussões políticas que não tem fim. Esse assunto de "fui que eu fiz" ou "não, foi o fulano que fez" deve ser um saco para o cidadão comum, envolvido no dia-a-dia de seus afazares. O que temos a fazer é realizar. Se as realizações conquistarem o coração dos guairenses, a aprovação popular vai aparecer nas pesquisas e, em última análise, nas urnas. Quem tiver a paciência de me acompanhar neste blog a partir de hoje verá uma prestação de contas gradual, sistemática e, acima de tudo, honesta. Simples assim. Como deve ser. Para vocês, mais uma vez, uma música maravilhosa com a qual me identifico muito: "O trenzinho do caipira", de Villa Lobos. Ao som da magistral composição de Lobos, o trenzinho vai ganhando velocidade, levando seus passageiros para uma vida melhor. A viagem precisa ser agradável. Portanto só subam aqueles que querem sempre estar de bem com a vida, com a família, com os amigos e os vizinhos. Gente amarga não tem lugar neste trem.
1 - Recapeamento da Avenida Neca Santana 2 -Recapeamento da Avenida João Batista Santana 3 -Reforma e adequação do Torneio Leiteiro no Parque de Exposições 4 - 1º etapa do recapeamento no bairro Palmares 5 -1º etapa do recapeamento no bairro Jardim Eliza 6 -Asfaltamento do final da Avenida 21 7 -Reforma na creche Dirce Barros Lélis 8 -Instalação da Empresa Tomilho, do Grupo Predilecta 9- Recapeamento na vila aparecida 10-Adequação do Ambulatório da Santa Casa 11- Inauguração da Casa da Cidadania 12- Adequação da Casa de Cultura 13- Troca das redes de água da Rua 8 14- Duplicação da Rua 38 interligando os bairros Gabriel Garcia de Carvalho e Campos Elíseos 15- Recapeamento do bairro Luis Afonso 16- Recapeamento do bairro Joaquim Pereira Lélis 17- Reforma e adequação da cobertura do pátio da escola vera Lucia Vitali 18 -Instalação de galerias pluviais na Rua 24 com a Avenida 3 19- Adequação elétrica da Praça São Sebastião 20- Reforma e adequação no prédio do projeto fábrica da gente 21- Reforma e adequação no centro de Lazer 22- Ampliação e reforma do Cecon José Pugliesi 23- Adequação e reforma da Praça Enoch Garcia Leal no bairro Bom Jesus 24- Troca da cobertura do Restaurante do Parque de Exposições 25- Asfaltamento do final da Rua 06 26- Asfaltamento do final da Avenida 7 27-Reconstrução da Avenida 5 28 -Reconstrução da Estrada do Cervo 29 -Inauguração da sala de Hepatites C 30 -Reconstrução da Estrada São Domingos 31- Reforma do matadouro municipal 32- Reforma da sede da Secretaria de Agricultura 33- Reforma e adequação elétrica da Praça da Vila Aparecida 34- Construção de arquivo morto no almoxarifado municipal 35- Reforma e ampliação da cobertura no almoxarifado municipal 36 -Construção da sala de inclusão digital na escola Vicencina Aparecida Vacaro Morsoleto 37- Construção da sala de inclusão digital na casa de cultura 38- Construção das 32 casas no bairro Gabriel Garcia de carvalho 39- Construção da creche no bairro José Pugliesi 40- Inauguração do Telecentro Comunitário no CSU 41 - Construção do monumento dos 80 anos de emancipação política de Guaíra 42 -Construção do Espaço de Lazer no bairro Aniceto Carlos Nogueira 43- Reforma e ampliação do PSF do Bairro João Vacaro 44- Ampliação do cemitério municipal 45- Reforma e Ampliação do Pronto Socorro Municipal 46- Inauguração do Acessa-SP no Banco do Povo 47- Reforma do prédio da Prefeitura Municipal
Quem está na oposição, critica. Quem está no comando, realiza. Quem está na platéia, julga.
Passei um tempo sem postar. Maio seguiu seu curso, o governo trabalhou muito e hoje, já vivendo os dias finais deste mês, posso dizer, com bastante satisfação, que atingimos nossos objetivos. A cidade tem agora um novo Pronto-Socorro Municipal; novas e inéditas salas de acesso gratuito à internet; um PSF digno para o bairro João Vacaro; um espaço específico para lazer no bairro Aniceto Carlos Nogueira, uma creche para atender 300 crianças de várias comunidades; uma nova sede para a Casa de Agricultura; a geração de empregos num ritmo jamais visto na cidade está levando verdadeira felicidade para centenas de famílias;retomei, com imenso prazer, o Viva Cidade, que vai levar o governo aonde o cidadão está; apoiamos uma Festa do Peão - estupendamente organizada pelo meu vice, o Edvaldo - que gerou o maior lucro de toda a história do evento; enfim; levamos, sobretudo, qualidade de vida ao cidadão que espera exatamente o que lhe é de direito: uma vida melhor para sua família proporcionada por ações de governo consistentes, duradouras e transformadoras. Tenho a consciência de que ainda há muito por fazer dentro daquilo que enxergo como importante para o município. Ao mesmo tempo, carrego no coração a convicção de que, do meu jeito, com apoio de colaboradores, estou transformando a vida dos guairenses. Sabia, desde o início, que seria um trabalho processual, gradual, tocado com responsabilidade e pés no chão. Afinal, é assim que eu trabalho. Este governo tem sua própria agenda. Creio, cada vez mais, que o que fará esta administração merecer continuidade daqui a dois anos e meio será justamente a sensação, entre as pessoas, de que a vida melhorou no município. No fundo, no fundo; a guerra travada entre a propaganda oficial e o discurso da oposição não me empolga. Acho; ou melhor, tenho certeza de que a aprovação do meu governo - não só do meu, mas de qualquer um nos dias atuais - depende muito mais do que se efetivamente faz do que o que se fala. Portanto, não vejo razões para preocupar-me com a maioria das críticas. Como já disse em outras oportunidadeS, já fui oposição. Quem questiona o governo está cumprindo seu papel. Se eu estivessE na oposição eu estaria fazendo o mesmo; é lógico, pautado pela responsabilidade; coisa que falta a alguns. O poder é uma coisa gozada. Quem está de fora e às vezes lê alguma coisa na imprensa logo pensa: o que o prefeito vai dizer agora? Na maioria das vezes, o prefeito não tem que dizer nada. Ele tem é de fazer. Quem está na oposição, critica. Quem está no comando, realiza. Não é difícil entender como funciona o tabuleiro político. Não adianta eu ficar gritando: "Olhe pra mim gente...olha só o que eu estou fazendo...." Mais importante do que isso é as pessoas perceberem, em suas vidas, que o que estou fazendo está repercutindo positivamente no dia-a-dia delas. Não existe campanha positiva ou negativa capaz de fazer sombra à uma gestão que melhora a qualidade de vida das pessoas. Quem ergue uma carteira de trabalho como troféu e olha para dentro de casa e vê a geladeira cheia; eletrodomésticos novos, uma casa reformada, os filhos bem atendidos em escolas públicas...enxerga, principalmente, que o governo de sua cidade está criando novas oportunidades. Ninguém, em sã consciência, vai abrir mão dessas oportunidades para ouvir gritarias amargas. O município vive uma onda positiva e isso é o que importa. Governo para todos os guairenses; mesmo para aqueles que não acreditam em nossa proposta de gestão. Estou muito feliz com os resultados alcançados até agora mas gostaria que o julgamento viesse do coração da população. Se tudo que fizermos até o final do mandato for digno do reconhecimento popular, continuaremos a trabalhar pelo município. Se, do contrário, a população não aprovar nosso trabalho, estaremos fora. É tudo muito simples. Muito claro. Governo é processo. Governo é realização sólida. Governo é mudança consistente. Na minha gestão não vendemos fumaça. Trabalhamos e entregamos obras. Acreditamos na responsabilidade. O cidadão de bem, trabalhador e pai de família quer uma cidade melhor para si e para os seus. A ele interessa um dia-a-dia sem sobressaltos; com avanços reais. Não é preciso ser mágico para trabalhar direito na administração pública. É preciso ser disciplinado. O resto é construído naturalmente. Um feliz final de maio para todos.
Acima, mosaico de imagens mostra realizações de maio: a vida do cidadão está melhor e isso é o que importa
Disse, reiteradas vezes, que o tempo mostraria o tamanho da minha obstinação. Ainda tenho dois e anos e meio da atual gestão pela frente e já realizei - queiram os adeptos do Quanto Pior Melhor ou não - mais do que muitos não conseguem fazer ao longo de 4 anos. O plano de metas para elevar a qualidade de vida da população segue seu curso exatamente da forma como planejei. Governo no meu tempo que, não por acaso, é o tempo da responsabilidade e dos avanços sólidos. Agora em maio - e não nas vésperas de eleições, como muitos já fizeram de forma apresssada e mal feita - inauguro várias obras na cidade. São realizações que atendem diferentes demandas do município mas que convergem numa única meta: fazer com que o cidadão comum sinta, de fato, que sua vida está melhorando. Esta é uma administração realizadora, voltada para todos os guairenses. É tempo do trabalho e da felicidade.
Na imagem, eu e minha irmã, a Candinha, beijamos mamãe, a “Dona Cacilda”: tenho o privilégio de tê-la por perto e sou muito feliz por isso
Quem foi que disse que prefeito não gosta de colo de mãe? Quem foi que disse que prefeito muitas vezes não sente falta daquela palavra de carinho ou até daquele puxão de orelha: “menino, vai com calma que as coisas não são bem assim...”. Neste sábado, véspera do Dia das Mães, não quero falar de política ou muito menos de realizações. Quero falar de mãe. De mãe que abraça. De mãe que beija. De mãe que ama. De mãe que acolhe. De mãe que entende. De mãe que perdoa. De mãe que ensina. De mãe que dedica. De mãe que dedica sua vida aos filhos. De mãe que mostra o caminho. De mãe que nos chama atenção quando avançamos os sinais da vida. De mãe cuja simples presença ou proximidade traz conforto, traz segurança, traz felicidade. Tenho o enorme privilégio de ter mamãe perto de mim. Uma proximidade que mesmo silenciosa, pelo simples fato de sabermos que existe, nos concede força, coragem e uma fé absoluta no amor. Mamãe, eu te amo do fundo do meu coração. Tenho orgulho da senhora. A todas as mães que inundam o coração dos filhos com a bondade incondicional que só elas podem oferecer, um beijo de um filho que sabe ser feliz. Feliz Dia das Mães a todas vocês.
Adolfo....os cinco primeiros, comerciantes; os dois últimos, consumidores: todos, guairenses trabalhadores que acreditam na força de sua cidade e do seu trabalho
Gostaria de dedicar o Dia do Trabalho deste ano aos Gilbertos, aos Gilvans, às Lucianas,aos Josés, aos Sebastiães, às Zélias , aos Adolfos....essa gente simples, honrada, batalhadora e que ama sua vida, sua terra e seu trabalho; seja ele na rua ou em casa. Sim. Porque a verdadeira Guaíra é feita de Gilbertos, Gilvans, Lucianas, Josés, Sebastiães, Zélias, Adolfos....como os feirantes que na semana passada deram seu testemunho em favor da remodelação da Feira Livre. O assunto hoje não é a feira mas a força de um povo que faz valer sua vontade, seus sonhos e suas crenças. Eu governo para os Gilbertos, os Gilvans, as Lucianas, os Sebastiães, as Zélias e os Adolfos... É para o coração dessa gente que devo a obrigação de ser um bom prefeito; um administrador que busca realizar no sentido de levar mais qualidade de vida aos cidadãos. Quando vejo Gilbertos, Gilvans, Lucianas, Josés, Sebastiães, Zélias e Adolfos felizes por estarem com a vida "redondinha"; bem atendidos pelos serviços públicos e vivendo numa cidade onde a satisfação de viver junto da família, dos amigos;enfim, de quem se ama, está sempre presente, fico também enormemente feliz. Quando vejo Gilbertos, Gilvans, Lucianas, Josés, Sebastiães, Zélias e Adolfos eufóricos por novos empregos gerados por conquistas que nós alcançamos, como a indústria de alimentos Predilecta, fico também enormemene eufórico. Quando vejo Gilbertos, Gilvans, Lucianas, Josés, Sebastiães, Zélias e Adolfos orgulhosos por terem filhos em escolas públicas que utilizam material didático de um dos colégios particulares mais respeitados do ensino brasileiro, também fico enormemente orgulhoso. Quando vejo Gilbertos, Gilvans, Lucianas, Josés, Sebastiães, Zélias e Adolfos elogiando realizações (entre obras em fase de conclusão e novos projetos) como a construção da Creche do bairro José Pugliesi; a reconstrução da Estrada São Domingos; as obras de reforma e ampliação do PSF do bairro João Vaccaro; as obras de reforma e ampliação do Pronto Socorro Municipal; a construção das 32 casas no bairro Gabriel Garcia de Carvalho; as obras de ampliação do Cemitério Municipal; a reforma do Parque Permanente de Exposições ; a construção do Espaço de Lazer no bairro Aniceto; a remodelação da Feira Livre....encho o peito de emoção e digo, sou o prefeito de todos os Gilbertos, Gilvans, Lucianas, Josés , Sebastiães, Zélias , Adolfos.....Que neste 1º de maio, ao som de Duduca e Dalvan, os milhares de Gilbertos, Gilvans, Lucianas, Josés, Sebastiães, Zélias e Adolfos possam comemorar, sobretudo, que desde 2008 vivem numa cidade onde a vida está ficando melhor, as esperanças foram renovadas e o emprego e o trabalho voltaram. Trabalho e Felicidade para todos os Gilbertos, Gilvans, Lucianas, Josés, Sebastiães, Zélias e Adolfos dessa terra querida.
Imagem do filme Avatar, de James Cameron: não vivemos em Pandora
Ao longo de minha vida pública aprendi que é inevitável e até saudável conviver com aquele desejo que qualquer cidadão tem de ser um pouco governante; um pouco prefeito, no caso dos municípios. É natural que o cidadão fique sempre inclinado a dar opiniões, fazer críticas, tecer elogios, concordar ou discordar da administração de sua cidade. Com o advento da era da informação eletrônica, que quebrou barreiras e permite a qualquer um dizer o que bem entender a qualquer hora, o número de "prefeitos" de uma mesma cidade aumentou exponencialmente. Via internet, ou mesmo na imprensa escrita, muita gente - preparada ou não - brinca de prefeito e sentencia, de acordo com seu próprio juízo de valores, "o que é certo e o que é errado para o município". Da mesma forma,inventa pesquisas, condena pessoas e elogia (também tem isso; e como tem) o próprio umbigo. Desncessário dizer que grande parte do que é dito não tem pé nem cabeça. Costumo também analisar o que certos "prefeitos" do imaginário eletrônico já fizeram efetivamente pelo município; qual sua história, qual sua experiência e qual a parcela de sua vida foi dedicada à causa pública. É justamente aí que os "prefeitos avatares" são pegos com as calças nas mãos. Me divirto quando assessores afobados me dizem, logo pela manhã: "Zé Carlos, você viu o que o fulano falou no blog dele ou no artigo publicado no tal jornal?". Eu respondo, sem conseguir segurar o riso: "Não consigo assistir Avatar duas vezes...". Por outro lado, quando textos - favoráveis ou não - são publicados na internet ou jornais por pessoas que reconhecidamente tem preparo e uma história de vida marcada pelo respeito e sensatez, aí sim eu me preocupo. Neste caso, se não li peço imediatamente que me providenciem uma cópia. Os sérios merecem minha reflexão e atenção; contribuem para a formação da minha opinião. Já os avatares... são uma comédia. No caso destes, rir é o melhor remédio. O ridículo é uma praga que infesta a humanidade e não é de hoje. Governo para 40 mil pessoas; entre elas, há algumas centenas de prefeitos virtuais, prontos a dar palpite em tudo que encontram pela frente. Fazer o quê? Continuar trabalhando, do meu jeito, de acordo com meus princípios e com as metas que estabeleci para minha administração. O julgamento dos avatares não me interessa. A sentença já foi dada por eles desde que me elegi. Por interesses que todos conhecem, vão me malhar até o último dia de mandato.Que o façam. O julgamento da população como um todo é o único que vale. E ele tem prazo para acontecer: outubro de 2012. Até lá vou continuar governando do jeito que acho correto, dizendo não sempre que necessário no contexto da responsabilidade de gestão e realizando aquilo que idealizei como importante para elevar a qualidade de vida do cidadão. Não vivemos em Pandora. Sou prefeito de Guaíra.
Reprodução do desenho que representa o projeto vencedor para a construção do Monumento dos 80 anos: o céu sempre será o limite
Tem gente que vê o desenho como uma escada em espiral apontada para o céu. Outros, mais detalhistas e românticos, consideram o desenho a representação das cadeias helicoidas do DNA humano como forma de mostrar a evolução da cidade ao longo de seus 80 anos. Fico com as duas interpretações e tenho a convicção de que o Camilo Garcia, talentoso arquiteto filho e morador desta terra, teve quase extamente essa intenção ao criar o projeto vencedor para a construção do Monumento aos 80 anos de Guaíra. Idéia que nutro desde o ano ano passado mas que só agora ganhou a forma desejada, o monumento será uma escultura - a ser fixada em local qua ainda anunciaremos - integrada à paisagem urbana do município. Sua visualização, ao longo dos tempos que ainda virão, terá a função de lembrar aos guairenses e visitantes da cidade que a história desta terra foi construída com o suor, a dedicação e o amor de famílias inteiras ao longo de mais de oito décadas. Mais do que isso, o monumento será uma celebração permanente do reconhecimento à importância de todos os guairenses (dos mais conhecidos aos simplesmente anônimos; dos contemporâneos aos antigos pioneiros do início do século passado) na construção do desenvolvimento do município. No "sopé" do monumento, será construído um baú do tempo. Nele, na data da inaguração, os guairenses serão convidados a depositar cartas que só poderão ser abertas em 2029. Nos textos seus autores vão escrever como esperam encontrar a cidade daqui a duas décadas; exatamente no centanário do município. Você já está convidado a escrever a sua.
Imagem da reunião que definiu a operação Bairro Limpo: simples, prática e eficaz; como os moradores querem
Me recuso terminantemente a vender fumaça. Faço quando posso e só quando posso. Administrar é fazer as escolhas certas e no momento ideal. Acabamos de deflagrar, com a participação integrada das coordenadorias de Obras, Saúde, Serviços Urbanos e Trânsito, a operação BAIRRO LIMPO; simples e prático assim, como o próprio nome sugere. Equipes sincronizadas de todos os setores de serviços públicos envolvidos e ainda com o suporte dedicado da empresa responsável pelo coleta do lixo na cidade, vão trabalhar num imenso mutirão de reparos nas praças e logradouros públicos, limpeza de terrenos, pintura de sarjetas, tapagem de buracos num amplo arrastão de limpeza. O objetivo é melhorar as condições de vida da população nos bairros e evitar a proliferação de doenças. Minha ordem é muita clara: falar pouco e agir muito. Você cidadão, é o meu fiscal.
Desenho de 1863 mostra Dom Quixote e Sancho Panza em suas andanças pelas terras espanholas: aqui, em nossa cidade, os moinhos não são imaginários
Impecável recente artigo publicado no jornal O Guaíra pelo Dr Cervantes, cirurgião dentista que há vários anos empenha seu talento no trabalho de atendimento na rede pública municipal de odontologia. Dono de um texto enxuto, honesto e de uma sinceridade inquestionável, Cervantes mostrou, sem rodeios, como assuntos públicos que deveriam ser tratados com responsabilidade, com frequência assustadora, são manipulados por quem deveria ter a sensatez de reconhecer o valor histórico do trabalho de homens e mulheres na construção de uma estrutura humana e eficiente na área de saúde. Como mostrou Cervantes sem precisar dizer isso, a soberba parece ser um mal que resiste a abandonar a personalidade de pretensos homens públicos. Aprendi com meus pais a reconhecer o valor do trabalho das pessoas. O que me causa sensação próxima do nojo sãos figuras bizarras que se consideram o último biscoito do pacote; como se o mundo - quanta tolice e pretensão - girasse em torno delas. Este município, onde nasci, casei , criei meus filhos e escolhi para viver toda minha vida, foi construído, em 80 anos, por várias mãos. Guaíra é fruto do trabalho incansável de vários homens e mulheres que, cada qual a seu tempo e no contexto histórico de sua época, dedicaram uma parte de suas vidas à melhoria da qualidade de vida da população. Ninguém, inclusive eu, você leitor ou qualquer outro guairense, tem o direito de desmerecer ou ignorar trabalhos realmente importantes realizados no passado recente ou distante. Tudo o que foi feito para melhorar a vida dos guairenses, independentemente de quem tenha realizado, precisa ser reconhecido e lembrado. É ridículo, triste e desprezível quando uma pessoa que se diz pública, numa arrogância sem precedentes, considera que ela é a própria verdade, como se antes de sua breve passagem pelo poder não houvesse história, não houvesse o trabalho de profissionais dedicados, de famílias que acreditaram no desenvolvimento da cidade e de cidadãos que, em sua simplicidade, fizeram desta terra um lugar fabuloso para se viver. Quando li o artigo do Dr Cervantes , lembrei-me, professor que sou (com muito orgulho) de seu quase homônimo espanhol, o escritor Miguel de Cervantes y Saavedra, autor do clássico imortal "Dom Quixote". Em seu heroísmo puro, Quixote lutava contra inimigos imaginários; entre os quais moinhos de vento. Com a devida licença dos dois Cervantes,o de Guaíra e o da Espanha, gostaria de fazer aqui uma pequena adaptação a este romance de cavalaria. No nosso caso, longe das terras espanholas de La Mancha, Aragão e da Catalunha, por onde passou o bravo herói espanhol, em Guaíra os moinhos não são imaginários. São feitos de inimigos da verdade que precisam ser lembrados, a toda hora, que sua história jamais estará acima do trabalho de todos os guairenses.
Imagem de nosso belíssimo Parque Ecológico Maracá: a única cerca que existe está na cabeça daqueles que se escondem atrás de falsos "arbustos" ecológicos
A celeuma criada em torno do cercamento do Parque Permanente de Feiras e Exposições tem nome; aliás o de sempre: interesses políticos travestidos de preocupação ambiental. Ora, pense você. Ninguém mais do que eu, que no comando do município recolocou Guaíra na linha de reconhecimento público pelas medidas preservacionistas com a conquista do selo Verde Azul, tem interesse na manutenção da defesa do Parque Ecológico Maracá. Até os menos atentos são capazes de enxergar nas críticas fabricadas sobre o assunto a necessidade de oferecer palco e holofotes a quem não os tem mais. Ninguém da Administração, em momento algum, falou em cercamento do Parque Ecológico; o que, por óbvio, seria uma monstruosidade. Discutimos o cercamento, sim, do Parque Permanente de Feiras e Exposições, onde são realizados eventos como a FEAG e a Festa do Peão. Matreiramente, os pseudoecos misturam alhos com bugalhos achando que a população é incapaz de enxergar os verdadeiros interesses que se escondem atrás dos "arbustos" da causa ecológica. Falam em salvar o Parque Ecológico Maracá....Sei. Salvar do quê? Do selo Verde Azul que conquistamos depois da administração passada fracassar na tentativa? Ora, mais uma vez....convenhamos. Nos poupem dessa demagogia. O município é reconhecido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente como cidade realmente comprometida com medidas preservacionistas e agora, na falta de coisa melhor a fazer, aparecem com essa conversa mentirosa de que vamos cercar o Parque Ecológico Maracá???? Caro leitor, para o bem da verdade, faça a sua parte e, em qualquer roda de discussão, defenda os fatos. A prefeitura não vai cercar o Parque Ecológico e sim, desenvolve projeto, para cercar o Parque de Exposições; coisa muito diferente. Dêem uma analisada nas fotos da "imensa" manifestação de vinte e poucas pessoas que levaram a cabo o tal movimento "SOS Parque Maracá". Quem está em entre elas, posando de arauto da ecologia? Desnecessário fornecer mais dados para descortinar o que já é explícito. De resto, todo e qualquer cidadão tem o direito constitucional de se manifestar. Resta saber se no exercício deste direito não corre o risco de cair no mais absoluto ridículo. Com a palavra, a população.
Você vê acima reprodução do folder criado para a campanha do agasalho deste ano. Com o tema FELICIDADE É AQUECER O PRÓXIMO, a Edna e a Vitória, pelo Fundo Social, com A a valorosa cooperação da Coordenadoria de Assistência Social,pretendem superar o sucesso alcançado no ano passado, quando arrecadamos mais de 8 mil peças. Os guairenses são assim . Se agigantam quando o assunto é solidariedade. A colaboração da população nos enche de orgulho e traz a certeza de que, neste ano, poderemos,mais uma vez. levar a felicidade da solidariedade ao próximo. Mãos à obra.
Quem acompanhou a encenação da Paixão de Cristo na noite de sábado passado pôde constatar a dimensão que o evento tomou. Entre protagonistas e figurantes, os atores guairenses - com interpretações realçadas pelo figurino impecável e pelos cenários cuidadosamente preparados e adequadamente iluminados - mostraram como se faz um grande espetáculo. Emocionante do início ao fim, a Paixão de Cristo guairense já é um dos maiores espetáculos do gênero na região. Gente de Guaíra, valorizada pelo governo municipal e reconhecida pelo público da cidade. Além de emocionado, fiquei satisfeito com os resultados da encenação deste ano. Como homem temente a Deus e cristão convicto, parabenizo a todos os atores que fazem de nossa encenação da Paixão um momento grandioso de fé e renovação das esperanças na missão do criador. Também cumprimento, com enorme orgulho,os fiéis que acompanharam o espetáculo.
Anote aí: se há alguém na história da vida pública brasileira que todos os políticos (assumindo ou não ) tem vontade de imitar é Mário Covas. Desde domingo, para minha grande satisfação e de todos aqueles que apreciam a história republicana do país, Guaíra sedia na região, com instalações na Casa de Cultura, a exposição “Mario Covas - A ação conforme a pregação”. Idealizada pelo arquiteto Haron Cohen e promovida pela Fundação Mário Covas, a exposição é rica em imagens e textos que recuperam fatos marcantes da vida nacional, como os dias negros dos anos de chumboda ditadura, a campanha pelas eleições diretas para Presidente da República, a Assembléia Nacional Constituinte e os anos de Governo que revolucionaram a administração pública no estado de São Paulo. Defensor intransigente da democracia e da ética na política, Covas era um gigante teimoso, como descreve o filósofo José Arthur Giannotti no artigo que reproduzo abaixo:
Covas, o teimoso
Engenheiro, obcecado por números, quando metia uma idéia na cabeça era mais fácil retirá-la a golpes de machado do que pela conversa. Mas cedia a uma argumentação pétrea. Como foi possível a esse engenheiro fazer brilhante carreira política, quando no mundo contemporâneo tudo caminha para o espetáculo, a própria política vindo a ser muito mais o fascínio do show do que processo de negociação racional? Porque ele possuía extraordinário senso de oportunidade para a coisa pública, a capacidade de distinguir na multidão de problemas que assalta um político o caminho, levando à consecução de seus objetivos. Isso foi demonstrado sobejamente na sua administração como governador. Eleito na onda provocada pela sustentação do Real, início de uma nova ordem econômica no país, compreendeu claramente que, nas condições em que opera o novo capitalismo, não há como fugir do equilíbrio nas contas públicas. Por mais doloroso que seja o ajuste fiscal, o desequilíbrio traz conseqüências perversas muito piores do que buscar a todo custo corresponder receitas e despesas. Todo o seu primeiro mandato orientou-se no sentido de cumprir essa meta. Se políticas sociais mais amplas poderiam ter sido implementadas, só a história poderá dizer, quando sua atuação for avaliada em vista dos recursos políticos disponíveis no momento. Mas desde já impressiona seu exemplo, a vontade férrea de selecionar o melhor que, a seu ver, o povo merecia. Por isso, despertava confiança até mesmo em seus adversários. Doía-lhe o seu isolamento, a pequena ressonância de uma política que acreditava nada mais visar do que o bem público. Compreendia a revolta do funcionalismo com salários comprimidos que, naturalmente reclamando de seu sacrifício, não via a razão para arcar com um ônus evidentemente mal distribuído. Por isso discutia com ele, agredia quando era agredido, fazendo disso prova de consideração. No entanto, por mais que sua política fosse impopular, sempre preferiu manter-se fiel às suas convicções do que curvar-se às preferências do momento. Nunca evitou estragos em sua popularidade, se para isso fosse necessário fazer concessões. Conseguiu ir para o segundo turno da última eleição para governador, vencendo Marta Suplicy por diferença mínima. E, agora, quando os frutos de sua política apertada começavam a brotar por todos os cantos, a morte o levou. Talvez para que não deixasse, na política nacional, imagem ambígua, porquanto, nas condições de hoje, em que tudo é permitido, não convém preservar a nitidez de seu exemplo.
José Arthur Giannotti é filósofo, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). É autor de "Certa Herança Marxista" (Companhia das Letras)
Determinei, pelo segundo ano consecutivo, a adesão do município à Hora do Planeta;ato simbólico por meio do qual governos, empresas e população são convidados a apagar as luzes por 60 minutos numa demonstração de preocupação com as mudanças climáticas. O movimento foi criado na Austrália, em 2007, pela ONG World Wildlife Fund (WWF) , famosa por trazer um panda em sua logomarca. Com representações em todo o planeta, a WWF é uma das mais importantes e atuantes organizações não governamentais de defesa do meio ambiente com atuação intercontinental. O que começou de forma solitária em Sydney, há três anos, ganhou o mundo. Em 2009, mais de quatro mil cidades - entre elas, Guaíra - em 88 países apagaram as luzes e deram seu voto pelo planeta. Em 2010, Guaíra novamente estará entre elas. Neste sábado, das 20h30 às 21h30, serão apagadas as luzes da Praça São Sebastião, do Parque Maracá, do Paço Municipal e ainda das praças dos bairros Vila Aparecida e Bom Jesus. Foram gestos e ações conscientes como essa que levaram Guaíra a ser reconhecida, no ano passado, como município Verde Azul. Desde que assumi, há 15 meses, defendo a adoção permanente de políticas públicas preservacionistas. Tem dado certo e a população, cada vez mais consciente, aprova esta conduta pública. Portanto, amanhã, faça você também a sua parte. Estimule seus filhos e aproveite para ensiná-los como ações coletivas podem ganhar uma força universal que supera línguas e fronteiras. Guaíra, Paris, Cairo, Sydney, Roma, Londres, Cidade do México....e milhares de outras cidades nos quatro cantos do planeta estarão juntas na noite deste sábado. Apague as luzes de parte de sua casa. Viva intensamente a Hora do Planeta. O mundo agradece.
Pouca gente foi acompanhar um dos mais importantes pronunciamentos da área da Saúde. É sempre assim: a crítica fácil carece de coragem para enfrentar a força dos números
Na minha modesta opinião, a área de Saúde do município viveu um dia especial na noite da última terça-feira, dia 23. Na data, meu secretário de Saúde, o Junão, dissecou por completo todo o trabalho desenvolvido no setor durante o ano passado. Números de fato impressionantes mostram porque,apesar dos grandes desafios que a Saúde ainda nos impõe (e isso não é exclusividade de nosso município mas uma realidade em nível nacional), a área vai bem sim; especialmente se comparada com os sistemas de saúde de diversos municípios vizinhos. Nada é perfeito, é claro. Mas soam desconexas da realidade as críticas demagógicas de opositores que costumam dizer que a Saúde em Guaíra "vai muito mal"; que a Saúde em Guaíra "está na UTI" e por aí vai. Afirmações, no mínimo, ridículas. Eu pergunto, em nome de toda a população: A realização de mais de 200 mil consultas em dozes meses em todas as unidades de saúde do município é um número pequeno ou inexpressivo? Eu pergunto: O transporte de mais de 26 mil pacientes por nossas ambulâncias, apenas no ano passado, é pouco? Eu pergunto: O atendimento de quase 30 mil pacientes por nossos dentistas também é pouco? Pergunto novamente: O nosso SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ter sido considerado um dos melhores da região em 2009 é um dado sem importância? Mais uma pergunta: A superação de praticamente todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em campanhas de prevenção e detecção de doenças é um dado irrelevante? Ora, francamente, quando ouço críticas à Saúde contaminadas por interesses políticos, não sinto sequer, vontade de respondê-las. Sabe por quê?Porque elas não estão à altura da realidade, dos bons termos, do bom senso e da seriedade que exige qualquer debate público. Não me recuso a reconhecer que existem sim problemas na área; nada é perfeito e estamos aqui sendo pagos para solucionar questões que melhorem o atendimento à população....mas daí a jogar a Saúde de Guaíra - que possui engrenagens que funcionam muito bem e são capazes de produzir números positivos e no superlativo - na vala comum de sistemas deficientes é faltar com a verdade. Já fui oposição e sei que pouco vai mudar no sentido das críticas. É o eterno desejo de desconstruir a imagem de quem governa para impedir possibilidades de continuidade. Ok; tudo bem. Funciona assim mesmo. Mas, quando eu fui oposição, procurava me manter distante de atitudes que pudessem ridicularizar minha atuação. Atacar a Saúde de Guaíra sem fazer uma análise honesta de seus números, dados e conquistas não é o caminho responsável que se espera de qualquer cidadão. Portanto, aos radicais que se prestam a este comportamento lamentável, recomendo a leitura dos dados apresentados na terça durante a audiência pública. Contra fatos, não há argumentos. Contra números também não. Boa leitura: http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=11507
ARQUIVO - Durante minha posse, em janeiro de 2009, aceno para a população: um coração justo me guia
"As promessas de cada governo são folhas em um mar turbulento. Nenhum presidente eleito ou seus assessores podem saber ao certo em que praias serão finalmente lançados por essa tormenta de prazos, informações ambíguas, escolhas complexas e múltiplas pressões que recaem sobre todos os líderes de uma grande nação"
Henry Kissinger (White House Years)
Considero a frase acima, extraída da obra "White House Years", de Henry Kissinger, o célebre assessor de Segurança Nacional e Secretário de Estado americano, uma das mais brilhantes sobre o universo da vida pública. Ainda que a frase originalmente faça referência às dificuldades de se exercer, na plenitude, a presidência de um país, ela é perfeitamente aplicável a outras esferas do poder executivo. Governadores e prefeitos, cada qual na solidão (comum a todos) de suas decisões; de fato, nunca saberão com certeza em que praias serão lançados pela enorme complexidade da natureza de seu trabalho. Trabalhamos com prazos que se modificam ao sabor de acontecimentos sobre os quais não temos controle ( e se ilude quem acha que um dia irá tê-lo no exercício real da vida pública). Há uma avalanche de informações, pressões populares (legítimas ou não); forças oposicionistas, labirintos burocráticos, dificuldades financeiras, problemas internos de múltiplas origens e a imponderável onda do destino; que nos reserva surpresas para as quais, quando muito, tentamos nos convencer - sem sucesso - que estamos "preparados". Em 1956, o marechal britânico Lorde Montgomery, afirmou, categórico: "A guerra é um jogo bastante brutal, mas acho que a política é pior". Ele tinha razão. E a política se torna tanto pior se não estivermos prontos para enxergá-la, durante todos os dias do exercício do mandato, como uma tempestade que nos dipusemos a enfrentar com força, coragem, obstinação, apoio da família e, sobretudo, fé. Quando vejo assessores atormentados por momentos de crise ou pressão da imprensa (como as que ocorreram na semana que passou), tento me afastar para dentro de meu próprio coração. Fui educado para ser justo e não carrego má-fé em minhas veias. Na solidão da conversa com meu coração encontro, quase sempre, as respostas que a pressão brutal do trabalho no exercício do cargo geralmente impede. Quando um governante sabe o momento de conversar com seu próprio coração ele consegue sobreviver às tormentas citadas na frase de Kissinger. A grande maioria de minhas decisões são tomadas, depois de ouvir (ou escutar) assessores, amigos e conselheiros, de forma solitária. Meu coração me guia. Ele me diz o que nenhum assessor pode dizer; o que nenhum amigo pode saber e o que nenhum opositor conseguiria entender. Quando olho firmemente para frente e vejo a quantidade de cidadãos cujs vidas podem ser influenciadas por minhas decisões, as tomo guiado pela certeza da justiça. Por mais que minhas forças físicas, por muitas vezes, pareçam esvair-se quando chego em casa, aquele cansaço gratificante que sinto indica, sobretudo, que em mais um dia de trabalho, fui justo. Não acerto sempre, é claro. Mas jamais, em nenhum momento, passa pela minha cabeça a idéia de não estar colocando todo o meu coração a serviço de uma população. Tenho orgulho de ter sido escolhido. Me faz bem ser exigido à exaustão. Me propus a isso. Que ninguém, entre aqueles que ainda não aprenderam a conversar com o próprio coração, duvide de minha obstinação. Estou construindo uma Guaíra melhor para todos os guairenses. Os fatos e tão somente os fatos, estão a mostrar isso, semana a semana. Jamais perderia a oportunidade que me foi dada. Quando fui escolhido os eleitores votaram também em meu coração. E ele bate por Guaíra; pelas decisões justas e pela coragem.
A foto acima mostra operários trabalhando na etapa final do asfaltamento que reconstruiu a estrada do São Domingos. Minha insistência junto ao governo do estado durante seguidas viagens a São Paulo resultou no que você está vendo e no que pouca gente acreditava: uma nova São Domingos para agricultores e usuários.
Inauguramos esta semana a nova sede da DDM, Delegacia da Mulher. Mais amplo e funcional, o local vai atender melhor as mulheres e dar mais dinamismo ao trabalho policial. Emocionei-me, especialemente, com a inauguração, também no local, da sala dos delegados, batizada de Dr Eid Mara Ramos. Amiga de longa data, minha e da Edna, desde os tempos de minha primeira gestão, Dr Eid sempre será querida por todos nós. Que ela, ao lado do criador, possa abençoar o trabalho digno que será realizado na sala que leva seu nome. Abraços, Eid....onde você estiver...olhe por nós e pelas mulheres guairenses. Sua memória sempre estará entre nós. Como bem disse a Edna, ao lado da nova delegada da DDM, Dra Glaucia Régia, a Eid "era uma mulher forte, dedicada , uma profissional exemplar e uma pessoa autêntica". Tenho absoluta convicção que Dra Gláucia desempenhará um trabalho à altura do nome da sala que vai ocupar.
Foto mostra ampliação da captação de água para o distrito industrial: estamos atendendo quem está investindo na região
Não me canso de dizer que estou satisfeito com a condução dos trabalhos no DEAGUA. A autarquia trabalha em ritmo acelerado e espalha obras pela cidade. Recentemente, perfurou novo poço no Guaritá, efetuou melhorias no reservatório da 22 e ampliou a captação de água para o Distrito Industrial (foto). O choque de gestão que implantamos na autarquia está mostrando resultados rápidos.
Ballet, jazz, dança de rua, dança de salão, axé, oficinas teatrais para 3º idade, oficina teatral para jovens, bordado a maquina, bordado à mão, pintura em tela, pintura em tecido, bisqüi, piano, teclado, coral, canto coral, violão, viola, flauta, capoeira e desenho. Estes sãos os cursos para os quais já estão abertas as inscrições na Casa de Cultura. Com uma novidade: a partir deste ano, os cursos serão descentralizados, com aplicação de aulas, além de na própria Casa de Cultura, também no CRAS I, CEREA, Centro de Lazer e Centro Comunitário do bairro Aniceto. Assim, os locais de aulas ficam mais próximos das comunidades.
Acima,vídeo produzido pela TV Prefeitura mostra o recapeamento da Vila Aparecida (primeira etapa). A meta, este ano, é recapear 50 mil metros quadros de ruas e avenidas da cidade. Trabalhamos duro para isso.
Há menos de um ano essas imagens eram apenas um sonho: hoje são realidade
Me lembro como se fosse hoje. Há menos de um ano, diante de pressões, resistências, dúvidas e medos , bati no peito diante de um plenário lotado na Câmara Municipal e afirmei: se algo der errado, a culpa será só minha. Se der certo, o lucro será de todos. Pois é. Deu certo. Deu muito certo. Assumi os riscos de doar uma área pública para conquistar a preferência de investimento de uma indústria de alimentos pensando num futuro de mais empregos para os guairenses e mais dinheiro circulando no município. Acreditei no desenvolvimento e recebi apoio imediato de agricultores e cidadãos que conseguiram enxergar, junto comigo, em dias de geração de emprego e renda. O que era sonho hoje já é realidade. Funcionando ainda apenas em um turno, a Predilecta já produz 50 mil latas de milho verde por dia e emprega nada menos que 100 guairenses em suas linhas de produção. E a coisa não vai parar por aí: outros dois turnos serão abertos para a contratação de mais guairenses. No segundo semestre, a Predilecta começa a também industrializar tomate. Novos turnos e novos empregos no horizonte. O desenvolvimento se faz assim. Especialmente com a coragem de acreditar que é possível. Parabéns a todos os guairenses que ousaram sonhar, junto comigo, com um futuro aberto por uma nova fronteira econômica.
Eu, no gabinete, na tarde em que decidi pelo financiamento dos ônibus: aprovação depende da Câmara
Anunciei esta semana que enviarei à Câmara projeto de lei que autoriza o o executivo a usar linha especial de financiamento da Nossa Caixa Desenvolvimento - Agência de Fomento do Estado de São Paulo (orgão criado recentemente pelo governo do estado para incentivar o desenvolvimento dos muncípios em diversas áreas), para compra de novos ônibus universitários. A compra dos ônibus”0 Km” é um compromisso que firmei ainda durante a na campanha de 2008. O financiamento precisa da aprovação dos vereadores. Acredito que por se tratar de projeto que beneficia os estudantes, os vereadore aprovarão o projeto. A compra dos ônibus universitários está no meu plano de metas e vou cumprí-la. Formei-me com dificuldade viajando todos os dias de ônibus universitário. Conheço bem as dificuldades de quem enfrenta diariamente quiômetros de estrada em busca de novas oportunidades na vida por meio do conhecimento. Os estudantes merecem essa realização.
Imagem do curso aplicado aos socorristas do SAMU: estamos trabalhando, atentos às necessidades da estrutura de atendimento
Pouca gente sabia mas matéra publicada esta semana na imprensa mostra o quanto nosso Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é sobrecarregado com acionamentos desnecessários, relacionados a casos leves. Às vezes, quando o SAMU está atendendo um chamado de uma pessoa , pasmem, "gripada", outra, que está enfartando, e precisa realmente do SAMU, é obrigada a receber atendimento da ambulância social (justamente aquela destinada a casos leves que não deveriam acionar o SAMU). Determinei o lançamento de uma campanha que conscientize a população sobre o uso corretodo SAMU. O chefe do Pronto-Atendimento da rede municipal de Saúde, Jarson Abdala, apresentou-me uma idéia que gostei. Além da distribuição dos panfletos explicativos (que reproduzo acima ) os socorristas, devidamente vestidos com suas roupas de socorro farão visitas às escolas para conscientizar os estudantes, capazes, com sua vivacidade, de espalhar os conceitos da campanha entre suas famílias e facilitar o entendimento da necessidade de uso correto e responsável do SAMU. Quem leu a matéria sobre o SAMU publicada no site da prefeitura e também na imprensa viu que no ano passado o serviço foi acionado quase 4 mil vezes; desses acionamentos, quase 800 tiveram que ser feitos pela ambulância social porque o SAMU estava "ocupado" com o atendimento de casos mais leves. É uma questão de consciência e educação comunitária do cidadão. Faremos a nossa parte mostrando a ele que o SAMU é um serviço destinado a casos graves. Para os casos leves, deve ser acionada a ambulância social. Ainda sobre o SAMU é importante ressaltar que estamos aprimorando o atendimento de urgência com a oferta de cursos de aprimoramento pcrofissional para os socorristas, como o que foi realizado no último dia 22 de fevereiro pela equipe do médico-socorrista Dr Oscar Danilo Garcia Dangla, responsável pelo serviço SAMU de Uberaba. É isso. Vamos ao trabalho, rumo à felicidade.
No vídeo acima Jair Rodrigues e Elis Regina cantam, em 1968, PoutPourri do Morro: anos dourados da MPB
A Edna está empenhada em realizar uma semana da mulher digna da importância das homenagens do 8 de março (Dia Internacional da Mulher). Tivemos a abertura da Semana da Mulher na noite de quinta-feira, na Casa de Culutra, e as atividades prosseguem durante o final de semana, alcançando a segunda-feira (veja a programação completa: http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=11129 ). E é na segunda, o próprio dia 8, que os guairenses terão a oportunidade de assistir, no CSU, o show de uma dos maiores ícones da música popular brasileira: Jair Rodrigues. Quem já não se emocionou com a voz de Jair intepretando canções memoráveis como "Disparada", "A Majestade, o Sabiá" e "Deixa isso pra lá" ? Espetáculo imperdível. Eu estarei lá....e você ?
Imagem mostra eu o Edvaldo (de chapéu) na festa do ano passado: sua dedicação, humildade e força de trabalha já antecipam uma festa que vai agradar muito os guairenses
Estou feliz pela escolha do Edvaldo como novo presidente da Festa do Peão. A aclamação dele como novo comandante de uma das festas mais importantes do município deixa claro a confiança que todos nós temos em sua seriedade e capacidade e reforça aquilo que causa inveja a muitos: nossa proximidade enquanto gestores do município. Para a oposição radical é insuportável confirmar que, pela primeira vez na história de Guaíra, um prefeito e seu vice trabalham juntos, unidos, lado a lado, sem a rivalidade que tradicionalmente caracteriza a relação entre chefes do executivo e seus vices. Tenho o Edvaldo dentro do meu coração. É meu amigo, meu irmão, meu companheiro na construção do sonho de dar aos guairenses um futuro melhor. A união e a sintonia, especialmente na política, causam calafrios naqueles que só sabem apostar no pior. Esta é uma administração otimista, formada por homens que acreditam no trabalho e nas metas estabelecidas. Nada nos asfatará de nossos propósitos públicos. A Festa do Peão de Boiadeiro de Guaíra tem um presidente à altura de sua importância. Guaíra apoia você Edvaldo. Parabéns.
Reforma e ampliação do PSF do João Vacaro: originalmente uma base comunitária que eu mesmo construí quando fui prefeito pela primeira vez, o local precisava de uma ampliação para ser um PSF de verdade
Reforma e ampliação da ETA: das ruínas à uma nova condição estrutural de modernidade, novas salas de máquinas e até auditório para treinamento de funcionários
Exemplo perfeito de obra pontual: construção de muro na unidade do DEAGUA da rua 24, mais conhecida como bomba d´agua da 24: há vários anos os moradores da região se queixam do barulho do bombeamento. Com o muro que substitui o alambrado, o ruído vai diminuir consideravelmente
Reforma da cozinha do Paço Municipal: sede de governo começa a passar por melhorias depois de quase 40 anos
Quando assumi o governo no início do ano passado o fiz com a consciência – alimentada pela experiência de já ter exercido o cargo anteriormente – de que os municípios brasileiros, neste final de década, perderam sua capacidade de investimento. Algo indiscutível e que precisa ser aceito de forma serena. Há inúmeras razões para tal realidade e não sou de ficar chorando o leite derramado ao longo dos anos. Diante da verdade dos fatos, eu como prefeito eleito na esteira da esperança de milhares de guairenses tinha duas opções: passar o mandato reclamando e espetando a conta dos problemas nas costas do destino ou trabalhar de forma árdua para compensar a falta de bala na agulha. Ora, seu eu não tenho minhas próprias balas não vou ficar chorando pelos cantos. Vou botar o pé na estrada e reveter a situação. Foi o que fiz e o que continuarei fazendo. As obras começam a tomar forma pela cidade e isso tem nome: colheita de um excelente trabalho de gestões políticas. Eu e o Edvaldo, fruto de nossas andanças em busca de recursos nas esferas estadual e federal, estamos mudando a paisagem urbana da cidade. As obras se espalham e o cidadão começa a ver o resultado de minha opção. Some-se isso ao esforço contínuo de meus secretários de governo para fazer a máquina pública andar e temos já muito o que mostrar. Já iniciamos a reforma do Pronto-Socorro Municipal e a obra de reforma e ampliação do PSF do João Vacaro. Ao mesmo tempo, a ETA, Estação de Tratamento de Esgoto, que estava praticamente em ruínas quando assumimos, passa, pela primeira vez na história de Guaíra, por obras de reforma e ampliação até então jamais aplicadas ao local. Temos ainda pela frente, só neste ano, a remodelação do Parque Maracá, a contrução do Poço Profundo, a construção da nova Feira Livre, obras de recape que vão recuperar as vias públicas da cidade e uma série de outras realizações que ainda serão anunciadas. Felicidade se alcança com trabalho. É assim na nossa casa e tem de ser assim em nossa vida profissional. Agradeço, desde já, a toda a população que acreditou na força da minha opção de governo. Esse é o meu jeito. Esse é o meu estilo. Graças a Deus e ao trabalho incansável de todos os integrantes de meu governo.
Acima, imagem da Edna junto de uma das novas mamães: um novo bebê; uma nova árvore
A Edna percorreu esta semana lares de algumas novas mamães assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade. Em meio à felicidade contagiante pela chegada dos pequenos, cada mãe e seu filhinho receberam do Fundo uma muda de árvore para plantar. É o projeto “Uma árvore para cada criança nascida na cidade”, que criamos no ano passado como forma de cultivar e icentivar a consciência ecológica. Se o nascimento de uma criança representa a renovação da vida; o plantio de uma árvore representa, sobretudo, a renovação da crença na força da mãe natureza. É por essa e por outras que hoje Guaíra pode ostentar, com orgulho, o título de município VERDEAZUL, concedido pelo governo do estado às cidades que souberam eleger a preservação da natureza como prioridade permanente.
Na semana que passou anunciamos duas medidas importantes na área da saúde. Foi ampliado o alcance do teste do pezinho com a inclusão do exame de fribose císitica; e colocamos agentes comunitários da atenção básica de saúde – devidamente treinados – para auxiliar as equipes da vigilância epidemiológica no combate à dengue. Vejo a saúde público como um processo e não como uma corrida. Para oferecer um atendimento de qualidade à população precisamos de investir e inovar de forma sólida, com melhorias reais e graduais que possam, de fato, serem percebidas; ou melhor, sentidas, pela população. Além das medidas de gestão que temos anunciado toda semana, temos ainda, simultaneamente, obras em andamento em duas unidades de saúde: a reforma do Pronto-Socorro Municipal e a reforma e ampliação do PSF do bairro João Vacaro. Trabalho é isso. Felicidade também. Gostaria aqui de cumprimentar o pessoal da vigilância epidemiológica e os agentes da atenção básica pelo empenho em atuarem juntos no combate à dengue e reforçar minha confiança no ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido por meu secretário de Saúde, o Junão.
Foto mostra o Pronto-Socorreo já fechado para as reformas: obra nº 38 em andamento.
Iniciei a reforma do Pronto-Socorro Municipal na última quinta-feira. Quis o destino que eu, pela segunda vez como prefeito, realizasse uma ampla reforma no local, tal qual fiz quando ocupei anteriormente a cadeira de prefeito. Graças a Deus vou poder, mais uma vez, dar melhores condições de atendimento à população numa unidade que é a primeira a ser lembrada pelos guairenses nos casos de urgência e emergência. Enquanto durar a reforma, os atendimentos de urgência e emergência serão feitos no ambulatório de especialidade, ao lado da Santa Casa. Uma das mudanças com as obras será a abertura de um corredor que interliga o Pronto-Socorro com a Santa Casa , acabando assim com a necessidade dos pacientes terem de se locomover pela rua para poder chegar ao hospital. Promessa feita; promessa cumprida: obra nº 38 em andamento.
Postei no meu twitter (www.twitter.com/zecarlospref) que estou muito feliz por termos conseguido realizar o melhor carnaval popular da história da cidade. Reportagem feita pela TV Prefeitura, o canal de vídeos que determinei que fosse disponibilizado no site da prefeitura (www.guaira.sp.gov.br) mostra a satisfação e aprovação de ambulantes, donos de bares e estudantes com o resultado do evento. Assista no vídeo acima ou acesse a TV Prefeitura:
Passados três dias do encerramento do Carnaval Popular, posso dizer, graças a Deus, à competêcia da comissão ortganizadora e da confiança depositada por toda a população, que realizamos a maior festa popular que Guaíra já viu. De sexta,12, a terça,16, quase 70 mil foliões passaram pela passarela do samba guaienses. Entre eles, muita gente de outras cidades que chegaram ao município de ônibus fretados e também em carros particulares. Pela primeira vez na história de Guaíra alcançamos um público formidável que confirma o carnaval de Guaíra, como eu havia prometido, como um dos melhores do interior do estado. Some-se isso aos efeitos positivos que vem junto com a festa: geração de renda para bares, restaurantes, hotéis, supermercados e vendedores ambulantes cadastrados pela prefeitura. Isso significa mais dinheiro circulando na cidade e mais renda para famílias inteiras do município. Promessa feita, promessa cumprida. O Carnaval Popular é o carnaval de todos os guairense e agora também, de foliões de toda a região.
Quando assumi em janeiro do ano passado tinha pouquíssimo tempo para organizar o Carnaval Popular. Não me apequenei. Reuni assessores e dei duas ordens bem claras: quero o melhor carnaval de todos os tempos e sem nenhum tipo de segregação, sem apartheid social. As cenas grotescas de camarotes para os "vips" do poder que vi em festas anteriores me deixaram indignado e eu prometi a mim mesmo que jamais me prestaria a um papel desses. Conseguimos as duas coisas: realizamos a melhor festa popular da cidade - que acabou por ganhar status de grande evento regional - e conseguimos levar, sem muros ou separações, famílias de todas as classes sócio-econômicas ao sambódromo. Para este ano, não poderíamos fazer menos. Pelo contrário, oferecemos novidades como as apresentações especiais de bandas consagradas como Gera Samba e Cia do Pagode (não me esquecendo, é claro, dos bravos meninos e meninas guairense do Swing Praieiro) e um sistema de segurança que conta com câmeras de vídeo com giro de 360º e zoom óptico para alcançar todo e qualquer detalhe que exija atenção das equipes de segurança. O tema "Ginga e Felicidade no país do Futebol" tem duplo e honrado significado: faz uma homenagem à tradição do futebol brasileiro ao mesmo tempo em que festeja a realização da Copa do Mundo deste ano na África do Sul. Faz 20 anos que Nelson Mandela foi libertado da prisão e iniciou um processo de transformação - sendo eleito, inclusive, presidene daquela nação - que acabou com o apartheid (o nome dado ao regime de segregação racial que tanto sofrimento levou aos negros da África do Sul). Convido, extremamente feliz, todas as famílias guairenses para festejar o carnaval popular no sambódromo de Guaíra. Um sambódromo com ginga, felicidade e sem apartheid. Um sambódromo de todos os guairenses.