quinta-feira, 25 de março de 2010

NÚMEROS IRREFUTÁVEIS. A SAÚDE DISSECADA EM DADOS , ESTATÍSTICAS E RESULTADOS POSITIVOS


Pouca gente foi acompanhar um dos mais importantes pronunciamentos da área da Saúde. É sempre assim: a crítica fácil carece de coragem para enfrentar a força dos números


Na minha modesta opinião, a área de Saúde do município viveu um dia especial na noite da última terça-feira, dia 23. Na data, meu secretário de Saúde, o Junão, dissecou por completo todo o trabalho desenvolvido no setor durante o ano passado. Números de fato impressionantes mostram porque,apesar dos grandes desafios que a Saúde ainda nos impõe (e isso não é exclusividade de nosso município mas uma realidade em nível nacional), a área vai bem sim; especialmente se comparada com os sistemas de saúde de diversos municípios vizinhos. Nada é perfeito, é claro. Mas soam desconexas da realidade as críticas demagógicas de opositores que costumam dizer que a Saúde em Guaíra "vai muito mal"; que a Saúde em Guaíra "está na UTI" e por aí vai. Afirmações, no mínimo, ridículas. Eu pergunto, em nome de toda a população: A realização de mais de 200 mil consultas em dozes meses em todas as unidades de saúde do município é um número pequeno ou inexpressivo? Eu pergunto: O transporte de mais de 26 mil pacientes por nossas ambulâncias, apenas no ano passado, é pouco? Eu pergunto: O atendimento de quase 30 mil pacientes por nossos dentistas também é pouco? Pergunto novamente: O nosso SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ter sido considerado um dos melhores da região em 2009 é um dado sem importância? Mais uma pergunta: A superação de praticamente todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em campanhas de prevenção e detecção de doenças é um dado irrelevante? Ora, francamente, quando ouço críticas à Saúde contaminadas por interesses políticos, não sinto sequer, vontade de respondê-las. Sabe por quê?Porque elas não estão à altura da realidade, dos bons termos, do bom senso e da seriedade que exige qualquer debate público. Não me recuso a reconhecer que existem sim problemas na área; nada é perfeito e estamos aqui sendo pagos para solucionar questões que melhorem o atendimento à população....mas daí a jogar a Saúde de Guaíra - que possui engrenagens que funcionam muito bem e são capazes de produzir números positivos e no superlativo - na vala comum de sistemas deficientes é faltar com a verdade. Já fui oposição e sei que pouco vai mudar no sentido das críticas. É o eterno desejo de desconstruir a imagem de quem governa para impedir possibilidades de continuidade. Ok; tudo bem. Funciona assim mesmo. Mas, quando eu fui oposição, procurava me manter distante de atitudes que pudessem ridicularizar minha atuação. Atacar a Saúde de Guaíra sem fazer uma análise honesta de seus números, dados e conquistas não é o caminho responsável que se espera de qualquer cidadão. Portanto, aos radicais que se prestam a este comportamento lamentável, recomendo a leitura dos dados apresentados na terça durante a audiência pública. Contra fatos, não há argumentos. Contra números também não. Boa leitura: http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=11507

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o José Carlos