domingo, 15 de fevereiro de 2009

O QUE ASSA...FRITA. SE NÃO DELEGAR, NÃO GOVERNO.

Costumo dizer nas reuniões com assessores que o que assa também frita. Alguns riem e outros me perguntam o que quero dizer com isso. Digo a eles, de forma simples e direta: não temos tempo a perder; se não delegar, não governo; vocês estão aqui para tomar decisões e seguir em frente. Não tenham medo de agir; se os escolhi foi justamente para dar autonomia e agilidade às decisões administrativas. Tenho ojeriza à centralização administrativa; ela emperra a máquina e atrasa o desenvolvimento. É como numa empresa que não dá liberdade para o funcionário pensar e tomar decisões. Com medo do chefe ele acaba imobilizado, não fazendo nada, vira uma engrenagem que só funciona com um empurrão atrás do outro. Se fosse para governar assim, eu não nomeaira assessores. Governaria sozinho. Não gosto disso; não sou assim e sempre vou delegar poder. Quem for competente fica; quem não for, será substituído; tenho horror à bajulação e assessores temorosos do que fazer. Quero, pelo contrário, que façam; e façam muito. Os escolhi por considerá-los capazes de tomar decisões para o bem do município. É evidente que se errarem serão chamados a prestar contas mas, sinceramente, prefiro vê-los defendendo decisões autônomas do que me perguntando se podem fazer. É assim que eu sou. É assim que será o tempo do bem.

Um comentário:

  1. É uma posição louvável!

    Vários Governantes nomeiam, mas mesmo assim, não delegam, não dão essa autonomia. O que mais me admira, é que se aplica para muito mais do que imaginamos, seja na serviço público, direto ou indireto, bem como das Associações, Organizações, Clubes e etc.

    Parabéns e bom Governo!

    ResponderExcluir

Fale com o José Carlos