segunda-feira, 30 de novembro de 2009
QUEM PERDE, CRITICA; QUEM GANHA FAZ
Acima você imagem da avenida 5, já com a construção das galerias de águas pluviais concluída. A máquina prepara o trecho para asfaltamento. Desde que decidi enfrentar o desafio de realizar a obra que o governo anterior não conseguiu fazer fui alvo de inúmeras críticas. "Está demorando demais....", diziam alguns. "Eles não vão conseguir...", diziam outros. "Por que não terminaram ainda?", perguntavam mais alguns. A oposição radical, previsivelmente, tentou usar a obra para enfraquecer a minha imagem. Para eles, a complexidade da construção e os transtornos realmente causados aos moradores da região eram uma espécie de "ouro" para o discurso oposicionista. "Ouro de tolo", é claro. Desde quando decidi realizar a obra sabia por tudo que ia passar. Fechei-me em minha determinação; como aliás deve agir o homem público que conhece muito bem o tempo de suas metas e o valor do reconhecimento na hora certa. Pois bem. Para despeito de todos que torceram contra; para o habitual desespero da turma do "Quanto Pior; Melhor", a obra esta aí, sendo concluída. O que os radicais - os mesmíssimos de sempre, vale lembrar - dirão? "Ah...demorou muito; se fôssemos nós, teríamos terminado há muito mais tempo e blá, blá, blá...". Mas, querendo eles ou não, para a história, quem teve a coragem de realizar a obra, sob uma chuva de protestos, críticas e ataques injustos, fui eu. Por uma razão muito simples: acredito no que estou fazendo e volto a repetir, com todas as letras: quem dita o ritmo do meu plano de metas sou eu, à luz da responsabilidade fiscal. Aos moradores daquele trecho da avenida 5, o meu reconhecimento pela enorme paciência e compreensão. Aos adversários membros Da turma do "Quanto Pior Melhor", um Feliz Natal. Que eles possam redescobrir o bom humor, a felicidade e a beleza da vida. O rancor com que tentam minar as realizações de meu governo só os atrapalha. Estão cegos na tentativa de impedir que eu faça uma boa administração. Como se vê e se constata; quem perde critica. Quem ganha, faz. É tempo do bem.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
VEJA COMO ESTAMOS RESGATANDO A CIDADANIA DOS JOVENS
A Coordenadoria de Assistência Social vem desenvolvendo trabalhos fundamentais com projetos que promovem o resgate da cidadania. Um deles, em parceria com o governo federal, é o Projovem. Assista o vídeo acima.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
O PESO DE UMA CONDENAÇÃO
Nas últimas semanas a justiça guairense condenou meus dois adversários diretos no último pleito em processos de improbidade administrativa da época em ocupavam cada qual em seu tempo, o cargo de prefeito de Guaíra. Em primeira instância - da qual eles obviamente vão recorrer - eles sofreram condenações parecidas:culpados, estão obrigados a ressarcir os cofres públicos pelos danos que provocaram e, pior que isso, estão proibidos de concorrer a cargos eletivos durante os próximos cinco anos. Em outras palavras, estão inelegíveis. Ainda que recorram na tentativa de mudar a sentença - uma tarefa que desde já parece vã devido à robustez das provas - o peso da condenação já maculou suas biografias políticas. Essa conversa que condenação "é normal" para prefeitos - como disse um deles (o outro, até o momento, mantém um silêncio ensurdecedor) - é , no mínimo, um absurdo. Só é condenado quem cometou ilícitos à luz do ordenamento jurídico do país. Não vivemos num faroeste caboclo, onde cada um faz o que bem entender. O governante, ao tomar uma decisão, seja ela qual for, deve estar ciente de suas consequências e legalidade. É o mínimo que se espera de qualquer ocupante de cargo público eleito pela população. A condenação dos dois ex-prefeitos de Guaíra, já tornada pública pela imprensa e pela internet, mostra como o discurso de oposição de meus adversários carece de moral. A pergunta básica é: como eles, condenados exemplarmente pela justiça por atos ilícitos cometidos durante suas gestões, podem pretender ter o direito de julgar o meu governo e minhas ações? Quem está condenado e inelegível não sou eu e sim eles; os dois. A condenação, que certamente caiu como uma bomba sobre suas cabeças, destruindo a imagem púdica que tentavam passar para a população, restabelece a verdade e deixa explícito o quanto é vazio o discurso recheado de críticas que eles adotaram desde o meu primeiro dia de novo mandato. Quem os condenou não fui eu, nem a população, mas a própria justiça. Mais do que isso, eles mesmos se condenaram, praticando atos ilíticos enquanto ocupavam o poder. Obviamente o peso dessas condenações vai marcá-los e tornar as coisas bastante complicadas. Suponhamos, por exemplo, que eles consigam liminares para concorrer às próximas eleições, postergando a sentença final para cortes superiores. A pergunta é óbvia: você votaria em um condenado pela justiça? Com a palavra, a população de Guaíra. É tempo do Bem e da Verdade.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
SIM À IGUALDADE E À FRATERNIDADE
Na voz maravilhosa de Clara Nunes toda a poesia cantada da luta dos negros pela condição de igualdade racial. Na semana em que é celebrada a consciência negra no país gostaria, como prefeito e professor, de afirmar, mais uma vez, que dificilmente toda a dívida histórica da nação com os negros poderá ser paga como deveria. A cada dia, por meio de ações afirmativas, devemos lembrar o quanto os negros foram fundamentais na construção da história de nosso país e o quanto sofreram sob as perseguições da elite branca. Não ao racismo. Sim à igualdade."De guerra em paz e de paz em guera, todo povo desta terra quando pode cantar, canta de dor", diz a canção de Clara Nunes. Nunca será demais refletirmos sobre isso. Não ao racismo; não ao preconceito. Sim à igualdade e fraternidade de todas as etnias que formam um dos povos mais interessantes do mundo.
VIDA E MEIO AMBIENTE
O programa Bem Nascer, que atende gestantes via Fundo Social de Soliariedade, acaba de ganhar uma atribuição ambiental inédita. De forma original vamos dar aos pais de cada criança nascida pela assistência do programa uma muda de árvore. A proposta é que a renovação da vida também traga a renovação ecológica. Os pais, felizes com a chegada do filho, plantam, no município, uma árvore que simboliza a vida e a preservação do meio ambiente como forma de assegurar o futuro e o bem-estar de nossas crianças. Matéria completa no site da prefeitura: http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=9321 .
COM A PALAVRA, OS MUTUÁRIOS DAS 32 CASAS.
O vídeo acima está "bombando" na página de vídeos da prefeitura no YouTube. Trata-se da cobertura da visita dos mutuários das 32 casas ao canteiro de obras. Lá, além das casas que finalmente estão sendo erguidas, trabalham mais de 20 guairenses. A administração passada, já em época de campanha no ano passado, prometeu as casas e fez a maior festa com o assunto. Até o final daquele governo, nenhum tijolo havia chegado ao terreno. Na minha gestão, as casas estão sendo feitas e serão entregues até fevereiro. Como digo, não vendo fumaça. Realizo. É tempo do bem.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
AS CINCO FILHAS DA INVEJA, DE ACORDO COM SÃO TOMÁS DE AQUINO
Andei pesquisando pela internet para encontrar uma forma de explicar, com precisão, o processo com o qual os filhos de Caim (veja post anterior) tentam, sempre em vão, prejudicar a imagem de trabalho e realizações de meu governo. Encontrei o vídeo acima no YouTube. Citando São Tomás de Aquino, teólogo e filósofo do cristianismo, ele traz a explicação, extremamente didática, de um professor, sobre como funcionam os mecanismos que alimentam a inveja. Como sou professor, avalio que o docente do vídeo foi preciso em sua aula. Ouça e entenda, passo a passo, como os filhos de Caim tentam desastabilizar meu governo. Tudo o que eles fazem, desde o meu primeiro dia de trabalho na prefeitura, se encaixa perfeitamente como atos das cinco filhas da inveja. Vale a pena conferir. O Tembo do Bem vai prevalecer. Afinal, como tenho dito, quem fala mal de mim são os filhos de Caim.
QUEM FALA MAL DE MIM SÃO OS FILHOS DE CAIM
É bastante óbvio o motivo pelo qual meus atuais adversários esforçam-se de forma doentia na tentativa de fazer com que eu meta os pés pelas mãos. Compreendo a situação dos filhos de Caim. Não há nada que os faça se conformarem com a realidade de já terem sido derrotados duas vezes pelo mesmo oponente. Não entra na cabeça deles a constatação de que a população os rejeitou, por duas vezes, sempre que meu nome apareceu como opção. Deve ser difícil mesmo. Quem fala mal de mim são os filhos de Caim. Enquanto perdem-se no ódio que os destrói vou trabalhando, no meu ritmo e de acordo com a minha agenda. Que tal os filhos de Caim perguntarem aos guairenses já empregados pela Predilecta se estão insatisfeitos? Quem tal os filhos de Caim perguntarem aos mutuários das 32 casas se estão insatisfeitos agora que, finalmente, apareceu um governo que honra seus compromissos? Que tal os filhos de Caim perguntarem aos usuários e produtores da região das estradas do Cervo e São Domingos se estão descontentes com meu governo? Que tal os filhos de Caim perguntarem aos moradores da região que será atendida pela nova creche municipal se eles preferiam que eu não a construísse? Que tal, depois que eu entregar a avenida 5 finalmente pronta, os filhos de Caim perguntarem aos moradores daquela região quem teve a coragem de resolver o problema? Os filhos de Caim sabem que estou fazendo uma boa administração; já no primeiro ano de governo e não conseguem aceitar isso. Querem impedir que uma terceira derrota os enterre daqui a três anos. Estou tranquilo. Afinal, quem fala mal de mim são os filhos de Caim.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
COM A PALAVRA OS GUAIRENSES QUE JÁ TRABALHAM NA PREDILECTA
Ninguém melhor que o próprio guairense que já está empregado pela Predilecta para avaliar uma das conquistas históricas de meu governo, logo no primeiro ano de gestão. Matéria publicada no site da prefeitura mostra fotos e entrevistas em áudio com os operários guairenses que começaram a ganhar seu pão de cada dia trabalhando na construção da indústria. Na matéria, também entrevistado, o engenheiro da obra confirma para fevereiro o início das atividades industriais, quando outros 250 guairenses serão diretamente contratados pela fábrica. No canteiro de obras da Predilecta já trabalham 28 guairenses. É uma nova era na geração de empregos que nasce diante dos olhos de todos. Isso é trabalho. Isso é resultado. Isso é gestão desenvolvimentista. Não vendo fumaça. Apresento resultados. Veja as entrevistas dos operários: http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=9136 .
COURO GROSSO. MUITO GROSSO.
Ontem, num momento de descontração, comentei com assessores aqui em Brasília que meu couro está cada vez mais grosso para enfrentar os ataques dos radicais desesperados. Lembro de meu pai que dizia que para enfrentar o mal a primeira condição é ter "couro grosso", para suportar as pressões e o jogo sujo de quem não suporta ver a gente vencer. Nada nem ninguém me fará recuar de meu plano de metas. Entendo o desespero dos radicais. Pobres diabos. Deve ser difícil mesmo, doloroso até, ver um adversário no poder concluindo um primeiro ano de gestão com a apresentação de resultados incomuns para qualquer início de administração. Enquanto falam na avenida 5 (que vou concluir porque tive a coragem de enfrentar o problema, as críticas e as pressões), eu vejo a PREDILECTA, A ESTRADA DE SÃO DOMINGOS, A NOVA CRECHE, A 4ª CIA DE POLÍCIA MILITAR, A RECUPERAÇÃO DA ESTRADA DO CERVO, A CONSTRUÇÃO DAS 32 CASAS.....e volto a dizer, e olha que ainda faltam mais 3 anos de gestão. Os radicais irão à loucura.
SAUDAÇÕES AO JOÃO BARBOSA, MEU NOVO LÍDER NA CÂMARA
O vereador João Barbosa, meu novo líder na Câmara: acredito no seu entusiasmo
Estou em Brasília em busca de mais recursos federais. Ontem estive em ministérios e hoje vou passar o dia no Congresso Nacional visitando parlamentares para viabilizar emendas que beneficiem Guaíra. Este tipo de gestão política tem surtido enorme efeito positivo. Em breve, poderemos anunciar novas e importantes conquistas para o município. Aqui de Brasília gostaria, neste post, de saudar meu novo líder na Câmara, o vereador João Barbosa. Empresário, pai de família e uma das grandes reservas morais de nossa cidade, o João, tenho certeza, exercerá um papel fundamental na defesa das propostas do governo entre os vereadores. Estou satisfeito em tê-lo como líder e tenho convicção de que poderemos nos comunicar de forma bastante produtiva com a Câmara por meio de suas palavras sempre entusiasmadas. Gostaria também, neste mesmo post, de agradecer ao trabalho realizado pelo Renato Moreira, que deixou a liderança do governo. Seus posicionamentos corretos sempre defenderam os interesses do executivo à luz das necessidades da comunidade. Ao Renato meu muito obrigado e ao João Barbosa saudações na nova e importante missão.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
A 4ª CIA EM AÇÃO: EM APENAS DOIS MESES, RESULTADOS POSITIVOS COMEÇAM A APARECER
O capitão Vinícius, em sua entrevista para o site: operações especiais estão coibindo a violência
Muito se especulou; especialmente entres os opositores radicais, sobre a segurança pública em Guaíra no meu primeiro ano de governo. Falaram muito e palpitaram demais. Em silêncio, fiz o que devia ser feito. Primeiro doei uma área pública para que, depois de décadas, a PM tenha sua própria sede. Paralelamente, enquanto os achistas gritavam como desesperados, concentrei esforços diários na aprovação histórica da vinda da 4ª Cia de Polícia Militar para Guaíra. Consegui. Desde setembro, a 4ª Cia - que além de Guaíra comanda os efetivos de Jaborandi, Colina e Colômbia - está instalada no município, com mais efetivo (são 7 novos membros; entre os quais, policiais femininas) e estratégia renovada. Conforme mostra matéria publicada nesta sexta,6, no site da prefeitura, as estatísticas começam a indicar os primeiros resultados satisfatórios, com queda na criminalidade em Guaíra. O Bem está prevalecendo. Com fatos e medidas. Não vendo fumaça. Bom para nós e melhor ainda para todos os guairenses. Veja matéria com depoimento do comandante da 4ª Cia, Vinícius Zoperalli: http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=9114
Assinar:
Postagens (Atom)