quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O BOM E O MAU EXEMPLO


Turma do Jardim 1-B, da professora Elaine, planta um pé de acerola na creche Waldemar Chubaci (junto da aluna, a diretora Mari Angélica): um exemplo que emociona a todos nós




Na creche, a turma do jardim 1-C, da professora Lais, planta uma muda de mogno: os pequenos dando um banho de cidadania e preservação do meio ambiente em marmanjos irresponsáveis






Os alunos do Jaridm 1-A, da professora Ana Cristina, plantam um pé de Jatobá: a imagem reforça nossa crença de que o futuro ambiental tem jeito



A imagem da tristeza e vergonha: pé de cerejeira destruído por vândalos na praça Isabel Lelis

No ano passado, pela primeira vez na história de Guaíra, o município alcançou reconhecimento especial do governo do estado conquisando o selo VERDEAZUL. As medidas preservacionistas adotadas por meu governo efetivamente convenceram o Palácio dos Bandeirantes de que administração pública guairense, ao contrário da anterior, consegue levar adiante uma sólida política ambiental. Ficamos todos felizes ao chegar a um novo patamar de cultura preservacionista. Apesar disso e lamentavelmente, mesmo diante de uma população cada vez mais engajada na preservação da natureza, temos registros de criminosos que agem na penumbra e depredam, vândalos que são, locais públicos que simobolizam nossa luta pelo meio ambiente. Foi assim, no último final de semana, com a destruição de árvores e lixeiras na praça Isabel Lelis, no Parque Ecológico Maracá. A muda de pau-de-brasil que eu havia plantado lá em comemoração à conquisa do selo verde, foi arrancada; assim como uma cerejeira teve seu caule mutilado pelos vândalos. Isso me deixa, sobretudo, triste. É ruim e causa uma sensação desagradável saber que ainda existe gente na cidade que se presta a um papel vergonhoso e criminoso desses. Determinei que seja redobrada a vigilância e que, à luz da lei, pratique-se tolerância zero contra esses criminosos. Também vamos desencadear uma ampla campanha de conscientização como forma de difundir, ainda mais, o cultivo à idéia de preservação do meio ambiente. Já está sendo assim nas rádios, onde, nos programas da prefeitura, criamos o quadro "Prefeitura Amiga da Natureza", com apresentação do responsável pela política ambiental do município, o servidor público Ézio Tostes. Felizmente, para fazer contraponto à ações vergonhosas como o ocorrido na praça Isabel Lélis, temos exemplos formidáveis entre aqueles que serão responsáveis pela preservação ambiental no futuro: as crianças. Recentemente, recebi da diretora da creche Waldemar Chubaci, Mari Angélica, fotos e informações sobre o plantio de árvores - numa iniciativa da própria unidade de ensino - por crianças lá matriculadas. As fotos que publico acima falam por si: enquanto criminosos degenerados destróem o que estamos construindo com tanto suor e dedicação, as crianças, numa demonstração que muito me emociona, plantam árvores no jardim de sua escola. Esse, sem dúvida, é o combate mais efetivo; mais eficaz. Pequeninos dando lição de vida a marmonjos irresponsávelis. O bom exemplo vem da base. E isso me deixa feliz.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

EFICIÊNCIA NA SAÚDE: QUEDA DE 91% NO NÚMERO DE CASOS DE DENGUE



Eficiência se mostra com números. Não vendo fumaça nem vivo de bravatas. Isso é coisa pro pessoal do "Quanto Pior Melhor". Enquanto criticam (quando digo criticam, falo da turma do mau agouro) meu secretário de Saúde trabalha com conceitos modernizadores de gestão. O que exijo de meus assessores é resultado. Os números falam por si: queda de 91% no número de casos de dengue. Leia matéria completa: http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=10291 .

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

NOVA EMPRESA DE COLETA DE LIXO JÁ ESTÁ PRESTANDO O SERVIÇO




Tudo ao seu tempo; à luz da responsabilidade, como sempre digo. Já está realizando 0 serviço de limpeza pública a nova empresa vencedora da licitação. Com clientes como secretarias estaduais e prefeituras como a de Barretos, a Alfalix Ambiental é a nova empresa responsável pela limpeza e coleta de lixo na cidade. Veja em detalhes: http://www.novositeprefeituraguaira.com/?p=10211 .

TAMBÉM RESPONDO A PERGUNTAS DIRETO NO SITE DA PREFEITURA





Outro aprimoramento importante no contato com a população foi a criação do link PERGUNTE AO PREFEITO, logo no página inicial do site da prefeitura (http://www.guaira.sp.gov.br/ ). Clicando no link as pessoas podem enviar perguntas diretamente para mim e ainda ver as que já respondi. Tudo fica publicado lá: o que perguntaram e o que respondi. Tá "bombando". Veja e mande sua pergunta: http://www.formspring.me/zecarlospref .

NO RÁDIO, RESPONDENDO A PERGUNTAS DOS CIDADÃOS





Determinei à minha assessoria de comunicação que aprimorasse o formato dos programas de rádio ligados à prefeitura. As mudanças começam a surtir o efeito que desejo: maior proximidade do cidadão. Criamos nos programas "A Felicidade Está no Ar" (rádio SEFE FM; terças e quintas, sempre ao meio-dia) e "Felicidade e Trabalho" (rádio Cultura AM; todas as sextas, a partir das 11h30) o bloco "FALA CIDADÃO". Nele, respondo a perguntas captadas nas ruas com dúvidas, críticas e sugestões da população. Meus secretários de governo também responderão, quando forem entrevistados. Gostei do formato. Ouça você mesmo, clicando sobre o "player" da gravação do último dia 12 (rádio SEFE FM, durante o primeiro programa com novo formato): http://www.novositeprefeituraguaira.com/?page_id=454 .

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A AVENIDA 5, DO JEITO QUE PROMETI À POPULAÇÃO





Acima você vê foto do asfaltamento conclusivo da avenida 5. A imagem foi feita ontem à tarde. Depois de concluirmos - com a coragem que meu antecessor não teve - a construção das galerias para escoamento de águas pluviais, colocamos agora, sobre a avenida, asfalto novinho. O trecho que vai do Ribeirão do Jardim até a rua 8 (aproveitamos para consertar 100 metros a mais de rua, indo até as proximidades da matriz de São Sebastião) ainda vai receber sinalização de solo , acabamento e arborização. Do jeito que prometi a obra, estou entregando para a população. Era o meu dever. Era a minha missão. Portanto, missão cumprida. Trabalho e felicidade para todos os guairenses.