terça-feira, 31 de março de 2009
AQUELES QUE AMAMOS, NUNCA MORREM; APENAS PARTEM ANTES DE NÓS
Na imagem a Dra Eid e eu durante as comemorações do Dia da Mulher: quem poderá se esquecer deste sorristo e da determinação inabalável em defender as mulheres?
A afirmação que dá o triste título a este "post" não é minha. Tomei emprestado do poeta mexicano Amado Nervo. Como poucos, Nervo soube resumir a dor da perda. Em viagem oficial a Santos, onde participo do Congresso Estadual de Municípios, fui informado da morte da delegada Eid Mara Ramos, a popularíssima Dra Eid, titular da Delegacia da Mulher de Guaíra e também, nos últimos tempos, da Delegacia de Polícia Civil da cidade. Amada por centenas de mulheres que, com posições destemidas, defendeu da violência e dos maus tratos, Eid deixou o nosso convívio para ficar ao lado do criador. Certamente fará muita falta. Sua história de luta pela justiça social, especialmente pelo respeito à mulher, marcará para sempre sua longa passagem pela segurança pública guairense. Para avaliar a importância real de uma pessoa, disse certa vez François Gaston de Levis, devemos pensar nos efeitos que sua morte produziria. O efeito de perda irreparável com a morte da Dra Eid é para mim e, tenho convicção, para todas as pessoas de bem deste município, uma triste verdade. Que o criador a receba, como aliás ela bem merece, de braços abertos.
A MERENDA NA ESCOLA VERA VITALI: MESMO ANTES DA TERCEIRIZAÇÃO QUE PRETENDO IMPLANTAR, A COMIDA É BOA, SABOROSA E SAUDÁVEL
Para complementar o "post" abaixo, publico acima vídeo fundamental sobre a qualidade da merenda escolar em Guaíra. Nas imagens, reportagem mostra como é preparada a merenda na Escola Vera Vitali, um dos centros de educação continuada da rede municipal de ensino. Mesmo antes da terceirização do preparo da merenda que pretendo estender para toda a rede de ensino, é possível constatar que a comida é boa, bem preparada (inclusive com muito carinho pelas dedicadas cozinheiras que trabalham nas escolas) e saudável. Conclusão: a terceirização vai tornar ótimo o que já é bom. É um aprimoramento, com estrutura profissional, da responsabilidade nutricional que temos junto às criaças que estudam nas escolas do município. Criança bem alimentada é criança preparada para aprender melhor. É tempo do bem.
segunda-feira, 30 de março de 2009
A QUESTÃO DA MERENDA: SEM SEGREDOS
Crianças durante a merenda na escola Vera Vitali: convidei os pais para provarem a comida
Na sexta-feira passada, durante o programa de rádio "Bem para Todos", na Rádio Cultura (gravação disponível no site da prefeitura) convidei os pais de alunos a agendarem com a direção da escola Vera Vitali visitas para conhecer e provar a merenda servida aos alunos. Fiz isso para acabar, de forma clara e honesta, com a polêmica em torna da qualidade da comida servida aos alunos. A melhor forma de mostrar como primamos pela qualidade da merenda escolar é oferecendo o que servimos a quem mais interessa a informação: aos pais dos alunos. É o exercício da absoluta transparência. Quer conhecer? Quer provar? Quer ver como é feita? Basta ir à escola Vera Vitali. No mesmo programa, também comentei que esta semana será encerrado o período de experiência de terceirização da merenda, aplicada em duas escolas da rede municipal: Francisco Gomes e Dirce. Nas duas, nos últimos trinta dias, uma empresa de São Paulo, dotada de estrutura profissional com equipamentos e profissionais de nutrição, preparou e serviu a merenda. Neste caso, pais da alunos provaram a comida e fornecerão seu parecer à Secretária de Educação. Só para o internauta ter uma idéia, os pratos tiveram varição diária durante toda o período de experiência. Nossa intenção é, aprovada a qualidade pelos pais, realizar licitação para terceirizarmos o preparo da merenda e estender o serviço a todas as escolas municipais. A notícia boa é que o levantamento feito até agora pelas escolas junto aos pais mostra que a qualidade foi aprovada. É tempo do bem.
quarta-feira, 25 de março de 2009
NO SÁBADO, UM BLECAUTE PELA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Determinei que na noite deste sábado, dia 28 de março, logradouros públicos como o Parque Ecológico Maracá, a Casa de Cultura e o Paço Municipal, tenham as luzes apagadas no horário das 20h30 às 21h30 como demonstração de adesão ao movimento mundial HORA DO PLANETA. Organizado pela rede WWF e com apoio declarado da ONU, o movimento será um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. Ações simbólicas como essa são importantes, principalmente com o engajamento do poder público, para despertar na sociedade a consciência sobre a necessidade de atitudes permanentes de preservação do meio ambiente. Meu governo cumprirá sempre sua parte na prática da consciência ambiental. É tempo do bem.
UM AUMENTO HONESTO PARA OS SERVIDORES
Se eu pudesse dava um aumento maior aos servidores municipais. Tenho absoluta consciência da importância deles como responsáveis pela execução das ações que trazem desenvolvimento ao município. Ainda assim, o reajuste de 7% já aprovado em primeira votação pela Câmara está acima da média de aumentos concedidos pelas prefeituras da região (em torno de 4,5%). Portanto, trata-se de um reajuste honesto, dentro das possibilidades do município e acima do que vem sendo praticado nos municípios vizinho. Cabe aqui comentar também a atuação responsável dos vereadores em aprovar o projeto que prevê o aumento. Conforme prometi durante a campanha, tenho a missão de valorizar nossos servidores e assim está sendo feito; com o fundamental apoio do parlamento. É tempo do bem.
domingo, 22 de março de 2009
22 DE MARÇO: DIA MUNIDAL DA ÁGUA. COMO GOVERNANTE, TENHO A OBRIGAÇÃO DE FAZER O QUE ESTIVER AO MEU ALCANCE
Bom dia a todos. Termina neste domingo,22, em Istambul, na Turquia, o Fórum Mundial da Água. Em tempos de verdades inconvenientes como as mostradas pelo ex-vice-presidente americano Al Gore em sua cruzada pela preservação do meio ambiente, as nações estão cada vez mais preocupados com o destino do Planeta diante da escassez de água potável. Aos governantes, estejam eles no comando de municípios, estados ou países, cabe a obrigação de fazer tudo o que estiver ao seu alcance. Meu governo divulgou nota oficial sobre o assunto. No texto, o Paço Municipal compromete-se a fazer sua parte, no limite extremo de suas atribuições. Reproduzo abaixo:
PAÇO MUNICIPAL: PRONUNCIAMENTO TEMÁTICO
22 de Março – Dia Mundial da Água
“O NOSSO MAIOR BEM”
Numa época em que as preocupações com a preservação do meio ambiente e especialmente das reservas naturais de água do Planeta tornaram-se pauta intercontinental dos governos (o Fórum Mundial da Água será encerrado neste domingo em Istambul, Turquia), gostaria, como chefe do executivo guairense, de externar o engajamento de meu governo na defesa intransigente de nosso maior BEM. Se cada unidade governamental – federação, estados e municípios – desempenhar, com eficácia, seu papel de preservação planejada dos mananciais poderemos assegurar um futuro equilibrado às próximas gerações. Dentro de sua circunscrição e no limite extremo do que estiver ao seu alcance, o Governo Municipal de Guaíra, por meio dos órgãos de controle e cooperação competentes, fará, e BEM, sua parte na missão de preservação da água como fonte universal de vida.
José Carlos Augusto
Prefeito de Guaíra
É tempo do bem.
sexta-feira, 20 de março de 2009
O QUE REALMENTE TEM VALOR NÃO ESTÁ NA DESCOBERTA, MAS NA PROCURA PERMANENTE PELO BEM
Muitas vezes a melhor forma de dizer é, na verdade, sentir. O slogan escolhido para o meu governo, "É tempo do bem", é uma das frases que mais motivação me traz. Ela reproduz, em poucas palavras, o que penso sobre como deve ser a vida, o trabalho, e o relacionamento com as pessoas e a família. A minha administração acaba de divulgar o vídeo acima no YouTube. Copiei para o blog para massificar a divulgação. O vídeo resume em mensagem audivisual simples como o Paço Municipal sob minha gestão vê o conceito de "BEM". Vale a pena assistir. É tempo do Bem.
quinta-feira, 19 de março de 2009
UM DIA HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO DE GUAÍRA
Pais e alunos lotam as arquibancadas do CSU durante a solenidade de lançamento: um dia histórico
Nas imagens, eu e o Edvaldo posamos para fotos junto de aluno da rede municipal escolhido para representar os estudantes que receberão o material didático do COC: aquilo que não pudemos ter estamos proporcionando para crianças e jovens das escolas públicas
Assista acima os vídeos de entrevistas feitos durante a solenidade. Fomos entrevistados eu, o Edvaldo, a Malú e também o coordendor do COC-Ribeirão, José Milton Carvalho
Ontem (quarta,18) foi, sem nenhum exagero, um dia histórico para a educação guairense. Num CSU completamente tomado por pais, alunos e professores, lançamos a parceria público-privada que trouxe para a rede municipal de ensino o material didático e a método de ensino do COC. Foi, sobretudo, emocionante. Eu e o Edvaldo, que, quando crianças, não tivemos condições de estudar em escolas particulares e na escola pública sequer pensávamos tem ter acesso a material didático diferenciado, pudemos anunciar que crianças e jovens da rede pública guairense vão estudar como se estivessem matriculados num renomado colégio particular. Como diz o slogan da parceria, o que, antes era para pouco, agora é de todos. Isso é governar; isso é dar reais oportunidades de crescimento educacional e perspectivas de um futuro promissor para milhares de estudantes. Já considero a parceria COC-Prefeitura uma das grandes realizações sociais de meu governo. Sim, eu disse sociais; já que oferecendo educação de qualidade estaremos dando aos estudantes da rede municipal a oportunidade de capacitação para a mobilidade social. A educação transforma a vida das pessoas. É tempo do bem.
terça-feira, 17 de março de 2009
VOU HONRAR AS CASAS QUE A ADMINISTRAÇÃO PASSADA PROMETEU
Bom dia a todos. Hoje gostaria de informar - aliás já está no site da prefeitura (www.novositeprefeituraguaira.com) e nas páginas do jornal O Guaíra - que vou honrar o projeto habitacional da administração anterior que escolheu, via critérios sociais estabelecidos à época, 32 famílias para morar em casas populares que ainda não foram construídas. Não me canso de dizer que meu governo é legalista e respeitador dos compromissos institucionais estabelecidos com a população. Não é porque o projeto foi desenvolvido pelo governo passado, que minha administração não vai honrá-lo. Pelo contrário; vou construir as 32 casas prometidas pela administração passada. É claro que não dá pra dizer a data de início das obras, mesmo porque há pendências burocráticas e judiciais envolvendo o assunto. De qualquer forma, assumo o compromisso de erguer as 32 unidades habitacionais. Não vou abandonar as famílias escolhidas pelo governo anterior. É tempo do bem.
segunda-feira, 16 de março de 2009
ANTES, PARA POUCOS. AGORA, DE TODOS. O COC NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Acima, peça publicitária criada para mostrar a oferta do método de ensino COC na rede municipal: marco histórico
Quando, ainda na época da campanha, falava em transformar Guaíra em referência nacional de educação, eu não estava brincando nem prometendo fantasias. Depois de amanhã, na quarta-feira, será lançada oficialmente a parceria público-privada que a prefeitura celebrou com o COC, o famoso Colégio Osvaldo Cruz, de Ribeirão Preto. Instituição privada de ensino, o COC é um dos mais conceituados colégios particulares do interior paulista e ícone de um ensino de qualidade ao qual só os filhos de famílias abastadas podiam ter acesso. Com a parceria COC-PREFEITURA, o que era para poucos, agora é de todos. Pelos termos da parceria, todos os alunos da rede pública municipal vão estudar com material didático e método de ensino do COC. Mais do que isso, os professores da rede municipal também receberão treinamento permanente e atualização do COC. É uma pequena revolução no ensino guairense. Filhos de famílias simples que dificilmente conseguiriam pagar o ensino particular terão acesso ao método de ensino de uma instituição privada que já preparou muitos filhos da elite para o sucesso profisional. É tempo do bem.
VOU TER DE CORRER ATRÁS DOS INDICADORES SOCIAS. NA ADMINISTRAÇÃO PASSADA, GUAÍRA PERDEU POSIÇÕES
Em meu programa de rádio da última sexta,13, e nos jornais do final de semana, a população foi informada de mais um problema que minha administração herdou do governo anterior: a queda no IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social). O índice é uma adaptação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da Organização das Nações Unidas (ONU). No grupo 1 do IPRS ficam municípios paulistas mais ricos e com os melhores indicadores sociais. Até 2004 - portanto, no meu primeiro governo - Guaíra estava bem posicionada no Grupo 1. Logo em seguida, a partir da administração de meu antecessor, a coisa piorou. A mais recente avaliação do IPRS, divulgada pelo jornal “O Estado de São Paulo” na edição do último dia 10 de março e referente ao ano de 2006 mostra que Guaíra, apesar de continuar rica, piorou seus indicadores sociais e caiu do grupo 1 para o grupo 2. De 2004 para 2006, cresceu o número de cidades do Estado que apresentaram os piores indicadores sociais e a quantidade de localidades que, mesmo ricas - como é o caso de Guaíra - foram incapazes de transformar o dinheiro em benefícios para a população. Lamento muito que o governo passado,mesmo com um orçamento rico e numa época em que não existia crise e sim a economia estava plenamente aquecida, não tenha conseguido trasnformar a riqueza em benefícios para a população. Terei agora, diante desta herança, que correr atrás da recuperação de Guaíra nos indicadores sociais. Não será fácil; vivemos um momento de aguda crise financeira em todos os setores. De qualquer forma, é minha obrigação como chefe do executivo, reverter este quadro. Além disso, "é tempo do bem".
quinta-feira, 12 de março de 2009
VOCÊ JÁ HAVIA VISTO UM PREFEITO E VICE TÃO PRÓXIMOS ASSIM?
Nas imagens acima, feitas durante o Dia da Mulher, no domingo passado, Eu e a Edna e o Edvaldo e a Vitória: relação de afinidade e reconhecimento
Costuma-se dizer que vice, na política brasileira, é apenas figurativo. É senso comum afirmar que vices não frequentam as sedes de governo, não trabalham e na maioria das vezes, não têm boas relações com o chefe do executivo; seja ele federal, estadual e municipal. Em Guaíra invertemos a lógica. Mais do que isso, colocamos abaixo a idéia de que prefeito e vice não se misturam. Conforme prometido ainda durante a campanha, a cidade tem visto, desde o início de meu governo, a presença e o trabalho incansável do Edvaldo ao meu lado. Pela primeira vez um vice tem sala própria no Paço Municipal, onde despacha diariamente atendendo a população. Isso não seria possível se eu e o Edvaldo não cultivássemos, na contramão da história recente do município, uma relação fraterna marcada pela amizade, pelo respeito e reconhecimento. Uma afinidade que se estende para nossas esposas. Tal qual comadres esposas de compadres, a Edna e a Vitória não desgrudam. Não sei se a Edna vai gostar do que vou dizer aqui, mas ela e a Vitória combinam tanto que a Edna almoça quase todo dia na casa da Vitória. Já falei pro Edvaldo que eu não tenho nada a ver com essa história de "filar bóia" (risos). De qualque forma, esse nível de afinidade prova para a população que é possível sim governar o município de uma forma diferente, com a participação efetiva do vice, muito longe das miudezas que os guairenses já estavam cansados de ver. É tempo do bem.
terça-feira, 10 de março de 2009
NA ENTREVISTA ABAIXO, FALO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE RECEBERMOS EM GUAÍRA UMA AUTORIDADE COMO O PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Como disse em post recente, a vinda de Michel Temer à Guaíra pode ser considerada histórica porque recebemos ninguém menos que o presidente da Câmara dos Deputados, o terceiro nome na escala de poder da República. Não é pouco e também não é comum uma cidade do porte de Guaíra sediar um encontro regional desta envergadura. Fruto de nosso trabalho político, de boas relações institucionais com esferas superiores de poder. Clique e veja o que digo na entrevista. O vídeo também está disponível no YouTube (www.youtube.com) e no site oficial da prefeitura (www.novositeprefeituraguaira.com).
ENTREVISTA EM VÍDEO COM O TEMER
No vídeo acima o deputado Michel Temer fala, em entrevista, sobre sua visita a Guaíra no último sábado, dia 7 de março. O vídeo também está disponível no YouTube (www.youtube.com) e no site da prefeitura (www.novositeprefeituraguaira.com). A postagem de vídeos sobre os acontecimentos ligados ao poder público é uma determinação minha. Quanto maior for o número de mídias que disponibilizarmos para a população, maiores serão a transparência e a velocidade da informação. Vale apena ver. Clique e assista. É tempo do bem.
segunda-feira, 9 de março de 2009
UM DIA HISTÓRICO PARA GUAÍRA
A cobertura completa do visita oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, à Guaíra, está no site oficial da prefeitura (www.novositeprefeituraguaira.com). Mas não poderia deixar de fazer uma postagem pessoal sobre o acontecimento. Vou ser muito sincero, como prometi aos leitores deste blog deste o início das minhas publicações. Fiquei muito honrado com a visita do Temer; hoje o terceiro homem na escala de poder da República. Sabemos e isso é muito óbvio que não é qualquer prefeito que pode ter o privilégio de receber uma visita tão ilustre, que simboliza compromissos assumidos desde a época da campanha vitoriosa que me levou ao Paço Municipal. A vinda de Temer é fruto de uma conjunção de fatores: entre os quais a força do diretório municipal do PMDB, liderado na cidade pelo sempre competente e visionário empresário rural e ex-vereador José Eduardo Coscrato Lelis. Da mesma forma, a visita também é resultado da arte de culti var boas relações com esferas superiores de poder que venho praticando desde as primeiras semanas de governo por meio de frequentes viagens oficiais. Sei e isso não é segredo para ninguém, que só pode ser visto aquele município que faz por onde. E fazer por onde é bater à porta das autoridades, mostrar, com profissionalismo e vontade política, as próprias necessidades. Imagens como a mostrada acima só são possíveis graças à uma forte, presente e permanente política de contatos reais. É assim que governo. É assim que construo o tempo do bem.
EXECUTIVO E LEGISLATIVO: UMA COALIZÃO RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO DA CIDADE
Na imagem converso com o presidente da Câmara, o meu amigo vereador José Mendonça, durante a recepção ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, na manhã do último sábado. À frente do legislativo, o Zé Mendonça tem sido um parceiro responsável e um parlamentar consciente da grande missão em trabalhar em coalizão com o executivo para o bem da cidade. A conduda elogiável do presidente da Câmara tem sido seguida por todos os seus pares. Quando criticam o fazem com responsabilidade e pensando sempre em fiscalizar o executivo no sentido de corrigir rotas admnistrativas eventualmente equivocadas. É uma forma de ajudar o prefeito a enxergar falhas;afinal não somos perfeitos e sequer temos esta pretensão. O desenvolvimento de Guaíra depende da sinergia entre os vereadores e o executivo. Respeito muito esta relação de compromisso com o desenvolvimento da cidade e sou grato a todos os parlamentares guairenses. É tempo do bem, da diplomacia e da coalizão de todas as forças políticas da cidade.
ENFIM, A ESCOLA TÉCNICA PRÓPRIA DE GUAÍRA
Na imagem, eu, o ex-governador Geraldo Alckmin, o Edvaldo, o deputado Roberto Engler e o Moreti: juntos, saímos do encontro com a grata notícia de que Guaíra terá, enfim, sua escola técnica própria
Postei pela última vez na quinta,5. De lá pra cá o ritmo frenético dos acontecimentos tomou quase todo o meu tempo. Fico meio angustiado quando não posto; já que considero este espaço meu diário pessoal eletrônico. Atualizo, portanto, agora, os últimos e mais importantes eventos dos quais fiz parte. Ao retornar a Guaíra na sexta-feira depois de mais uma viagem a São Paulo estava muito; mas muito satisfeito mesmo. Fruto dos bons contatos que cultivamos com o governo do estado, conseguindo do Secretário Estadual de Desenvolvimento, o ex-governador Geraldo Akckmin, a confirmação da instalação da primeira Escola Técnica própria de Guaíra. A escola, com cursos profissionbalizantes voltados para demandas locais - como a indústria sucro-alcooleira - funcionará no prédio do antigo CEPAR. Com tenho dito, não medirei esforços em ser o mais chato e recorrente possível na busca de conquistas para Guaíra junto às esferas estadual e federal. Não tenho problemas em bater à porta das autoridades em busca de recursos. Este é o meu papel e ele será cumprido à risca. Bom para o meu governo e excelente para Guaíra. É tempo do bem.
quinta-feira, 5 de março de 2009
DELEGO MAS EXIGO AVALIAÇÃO PERMANENTE DE RESULTADOS
Você vê acima imagem de reunião que realizei com o secretariado de governo na segunda-feira, dia 2 de março. Os encontros são uma exigência minha. Da mesma forma que delego poderes para que assessores possam trabalhar com cratividade e liberdade, exigo aferições contínuas de resultados. Assim, se uma coisa não está dando certo, mudamos o rumo rapidamente. Entre erros e acertos, construímos uma administração honesta. Não permito prepotência. Somos humanos e sujeitos a erros. Temos limitações pessoais, profissionais e familiares. Ninguém escapa disso. Por isso a importância da humildade na hora de discutirmos periodicamente o que estamos fazendo de forma certa e o que precisa ser corrigido. O meu governo é, sobretudo, uma administração realista. É tempo do bem.
ESTOU EM SÃO PAULO. HOJE TENHO REUNIÃO NA CDHU E COM GERALDO ALCKMIN
Bom dia a todos. O "post" tem que ser rápido pois a agenda de hoje é cheia. Estou em São Paulo, em mais uma viagem oficial em busca de recursos para Guaíra. Logo mais terei reunião com a diretoria da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para reivindicar recursos para a construção de casas populares. Em seguida, terei reunião com o Secretário de Estado de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. As viagens, como tenho dito em meus contatos com a população, são fundamentais no sentido de estabelecer compromissos que resultem em recursos para o município. Não tenho vergonha de ser chato e insistente. Só assim poderei atingir as metas de prospecção de verbas estaduais e federais. As viagens oficiais são uma importante e indispensável ferramenta de trabalho. É tempo do bem.
quarta-feira, 4 de março de 2009
NO SÁBADO RECEBO O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL, DEPUTADO MICHEL TEMER
Acima, Eu e o Edvaldo caminhamos junto com deputado federal Michel Temer (hoje presidente da Câmara) em frente à prefeitura. Naquela época, Temer já estabelecia o compromisso de apoio à Guaíra
Bom dia a todos. Neste sábado, na prefeitura, recebo a visita oficial do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer. Um dos mais homens públicos mais influentes do país e terceiro na linha de sucessão da República (na ausência do presidente e do vice é ele que assume a presidência), Temer é um canal fundamental nos contatos de Guaíra com Brasília. No Congresso e no Planalto, sua participação, diante da envergadura da posição que hoje ocupa no cenário político brasileiro, será imprescindível para as metas de meu governo. Ainda na época da campanha eleitoral, o recebemos, Eu e o Edvaldo, para o estabelecimento de contatos e compromissos. Na ocasião (outras vieram depois, quando estive em Brasília já como prefeito eleito e depois já no exercício do cargo), Temer nos assegurou que o município poderia, a qualquer momento, contar com seu apoio na abertura de portas e oportunidades junto ao governo federal. É assim que enxergo a forma saudável de fazer política. A coalizão que sempre defendo passa pelos partidos que formam a coligação União e Progresso - entre eles o PMDB de Temer - e pela capacidade de costurar apoios que tenham, de fato, peso na hora de buscarmos recursos para o município. É tempo do bem.
terça-feira, 3 de março de 2009
TRABALHAMOS POR UMA FANEGAL MAIS VIOGOROSA E A VOLTA DOS CONCURSOS DE BANDAS E FANFARRAS EM GUAÍRA
Na foto acima, converso com o maestro Silvades, observado pela "Cêssa" Moura, diretora do Enoch: quero uma Fanegal mais forte a volta dos concursos de bandas e fanfarras em Guaíra
Quem não se lembra com aquela saudade apertada dos anos douradas da FANEGAL, a excelente e histórica fanfarra do Enoch, que tantas alegrias e orgulho trouxe para Guaíra. Eu, pessoamente, adorava os concursos de bandas e fanfarras realizados em Guaíra. O estádio José Zuquim Nogueira cheio de gente, as escolas funcionando como alojamentos para os músicos de diversas cidades, a população vibrando com a competição e torcendo pela Fanegal. Quero e vou trabalhar muito para que tudo isso volte. A Fanegal, reativada em 2007, precisa agora de mais vigor, mais recursos, investimentos que a façam despontar novamente como uma das melhores fanfarras do estado de São Paulo. Nós temos a tradição e vamos agora resgatá-la. Ontem, estive reunido com o maestro Silvades Aparecido Ferreira, de Barretos. Ele é coordenador da Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo. O que pretentemos: por meio desta associação, obter via convênio, recursos estaduais que possam ser aplicados na FANEGAl e, ao mesmo tempo, no ensino musical em Guaíra. Além disso, reinserirmos Guaíra na circuito estadual de concursos de bandas e fanfarras. Tenho convicção que vamos conseguir. É tempo do bem.
O DIA DA MULHER EM GUAÍRA
Acima você reprodução de peça publicitária sobre a comemoração do Dia Internacional da Mulher em Guaíra. O evento, que é organizado pela Edna (minha esposa) e a Vitória (esposa do Edvaldo, vice-prefeito) vai oferecer uma série de serviços gratuitos para as mulheres no CSU durante todo o próximo domingo, dia 8 de março (data global da comemoração). No CSU, as mulheres, além de participar de eventos de recreação, poderão tirar identidade, esclarecer dúvidas sobre direito de família e do consumdior, medir a pressão arterial e ainda passar por um salão de beleza montado especialmente para a data. À noite, o encerramento das comemorações terá show na praça São Sebastião com a dupla guairense Wellington e Marcus. É evidente que as mulheres devem ser celebradas todos os dias. Falar disso é cair no lugar-comum. Mas, de qualquer forma, datas especiais tem também o objetivo de reativar a memória e nos fazer lembrar, com mais atenção, sobre os motivos de determinadas comemorações. Ao longo das décadas, principalmente, entre o segunda metade do século passado e o início deste, as mulheres, diante de enormes desafios, conseguiram conquistar espaço vital na sociedade. Os exemplos históricos são fartos e nos fazem perceber o quanto a mulher - em casa, no mercado de trabalho e na vida pública - exerce papel transformador. Tenho a felicidade de ter ao meu lado uma mulher com essas características. Boa mãe, esposa carinhosa, profissional competente e mulher pública sensível às demandas sociais, a Edna tem me ajudado muito no trabalho de atender as camadas menos favorecidas da população. A sensiblidade das mulheres, sua intuição e a capacidade de se adaptar às adversidades jamais poderão ser alcançadas pelos homens. É tempo do bem.
segunda-feira, 2 de março de 2009
RESPEITO A OPOSIÇÃO RESPONSÁVEL. IGNORO A OPOSIÇÃO RADICAL.
Bom dia a todos. Por mais de uma vez disse neste blog que estou pronto para os testes que os interesses pessoais mais variados impõem à figura do prefeito. Sou testado diariamente. Querem saber o que me mete medo; o que me faz recuar; como reajo às pressões. Até agora não descobriram. E desconfio que vão se cansar. Nada me afastará do foco sobre minhas metas de governo. Respeito a oposição responsável, como a feita pelos vereadores. Praticada no sentido de abrir os olhos do executivo para problemas que afligem a população, a oposição responsável merece respeito e é fundamental como ferramenta democrática de fiscalização dos atos do poder público. Muito diferente da oposição radical; aquela que se opõe a tudo e a todos ligados ao executivo. Rançosa, recalcada, é produzida com o único objetivo pretensioso de desestabilizar a administração municipal. É óbvio que os oposicionistas radicais não vão muito longe. Carecem de credibilidade. Não estou brincando de administrar. Com a responsabilidade que tenho sobre as costas, mais do que o direito, tenho o dever de fazer valer o que acho melhor para o município. Não tenho medo de cara feia; muito menos de terrorismo barato. O prefeito sou eu. É tempo do bem.
Assinar:
Postagens (Atom)